Equipe na Noruega tem dois medalhistas mundiais e duas atletas em primeiro ano de adultas entre os seis inscritos
Equipe na Noruega tem dois medalhistas mundiais e duas atletas em primeiro ano de adultas entre os seis inscritos

O Brasil chega ao Campeonato Mundial de Levantamento de Pesos, em Forde, na Noruega, com uma equipe renovada, em busca de afirmação no cenário internacional. A competição começa nesta quinta-feira (2), com transmissão ao vivo do Disney+, serviço de streaming por assinatura, e o país tem uma delegação três vezes maior do que na última edição, quando contou com apenas dois atletas participantes. E poderia ter sido ampliada, já que Matheus Pessanha, campeão mundial sub-20 no início deste ano, foi poupado para não agravar uma lesão no joelho.
Dos seis integrantes da equipe, duas estão no primeiro ano de adultas: a estreante Júlia Rodrigues (até 58kg) e Taiane Justino (acima de 86kg), que disputou o Mundial de 2023. Curiosamente, são as duas atletas que conquistaram medalhas na primeira competição internacional que o Brasil participou após o início da pandemia de Covid-19, no Campeonato Pan-Americano Sub-17 de 2021.
A grande expectativa gira em torno de Thiago Félix. Campeão mundial no arranco em 2024, na categoria até 55kg, o paulista disputa seu primeiro Mundial na categoria até 60kg e vem de boas participações internacionais. Ele é o único integrante da delegação a competir no grupo A, com os maiores pesos de entrada na plataforma.
A equipe é completa por Laura Amaro (até 77kg), uma das representantes da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris e medalhista mundial em 2021; Nathasha Rosa (até 53kg), que representou o país nos Jogos de Tóquio; e Emily Rosa (até 48kg), que não disputava o Mundial desde 2022.
“A expectativa da gente é ter a maior parte da delegação entre os Top 10 do mundo em suas categorias. Temos como objetivo estabelecer também novos recordes nacionais. Todos têm condições, chegaram bem preparados e a gente espera uma busca da competição perfeita”, lembrou o técnico Alex Tozzi, que ressaltou a boa preparação dos atletas para este evento:
“Temos dois medalhistas mundiais na equipe (Thiago Félix e Laura Amaro), que vão brigar novamente por medalhas. Temos a volta da Natasha, que retorna aos campeonatos a nível mundial. A Emily, junto com a Taiane e a Júlia, que buscam suas melhores marcas, recordes nacionais, melhores posições e brigam para estar entre os Top 10 do mundo. Acho que estamos em um nível muito alto. Aqui temos os melhores do mundo na modalidade”.
Confira a agenda dos brasileiros no Mundial (horários de Brasília):
