A seleção brasileira – com 13 atletas em Bogotá, Colômbia – já soma 8 medalhas (4 de ouro e 4 de prata) em dois dias de competições; Duda, no salto em altura, e Thiago Lacerda, no lançamento do dardo, foram os destaques do sábado
Brasil voltou a ganhar mais 4 medalhas (2 de ouro e 2 de prata) nas etapas deste sábado (4/10), no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, na pista do El Salitre, em Bogotá, Colômbia. A seleção brasileira – com uma equipe de 13 atletas – somou 8 medalhas em dois dias de competições (4 de ouro e 4 de prata), um excelente aproveitamento na competição que termina neste domingo (5/10).
Uma das medalhas de ouro da quarta jornada foi conquistada por Maria Eduarda de Oliveira (Barra Bonita-SP) no salto em altura, com 1,82 m. Duda brilhou no Brasileiro Sub-20 de Recife, em setembro, ao ser campeã do salto em altura, com 1,86 m – bateu o recorde do campeonato e igualou o recorde brasileiro, que tinha 41 anos e era de Orlane dos Santos. Duda mostrou superioridade na prova. As equatorianas Jeraldine Pata Reasco com a prata (1,76 m) e Kathe Desiderio Marquez com o bronze (1,70 m) completaram o pódio.
Duda ainda disputa o Campeonato Sul-Americano de Lima, Peru, de 30 de outubro a 2 de novembro. Quando começou tinha “um pezinho na velocidade”, mas como não rendeu muito foi fazer salto triplo e em altura. “Este ano firmei meu pé no salto em altura. Eu acho que fiz a escolha mais que certa, estou muito feliz.”
O outro ouro do dia para o Brasil veio com Thiago Borges Santos Lacerda (ADC São Bernardo-SP), no lançamento do dardo com a marca de 71,84 m.
A brasileiraKimberly Cristiny de Souza Assiz (Prefeitura Municipal de Colombo-PR) conquistou a medalha de prata no lançamento do martelo, com 56,86 m – a de ouro ficou com a venezuelana Yenniver Veroes Nieves (64,39 m) e a de bronze com a colombiana Andrea Saray Perez (50,14 m). A outra prata veio com Amanda Miranda da Silva (Prefeitura Municipal de Cianorte-PR) nos 400 m com barreiras (1.00.76). A colombiana Michell Gomez Barrios foi a campeã da prova (59.81) e a equatoriana Tatiana Diaz Lopez ficou com a medalha de bronze (1.00.80)
No primeiro dia de disputas, o Atletismo Brasil conquistou ouro nos lançamentos do disco e do dardo – provas do grupo de provas de campo, um dos que mais se desenvolveu no atletismo nacional nos últimos anos.
