Brazil SailGP Team conquista o 1º lugar em regata da etapa de Cadiz da SailGP

Equipe brasileira alcançou 1º lugar na terceira corrida deste domingo, fechando com chave de ouro um ciclo intenso de cinco eventos europeus; time agora foca na etapa final da temporada, em Abu Dhabi

Foto: AT Films / Divulgação Mubadala Brazil SailGP Team
Foto: AT Films / Divulgação Mubadala Brazil SailGP Team

O Mubadala Brazil SailGP Team encerrou sua participação no DP World Spain Sail Grand Prix | Andalucía – Cádiz, a última etapa do ciclo europeu da temporada, com mais um feito histórico. Em meio a um fim de semana de alta velocidade, a equipe, liderada pela bicampeã olímpica Martine Grael, demonstrou resiliência, consistência e, no último dia, alcançou sua segunda vitória em uma regata, na corrida de número 7, a última do evento na cidade espanhola. No ranking final, o Brasil ficou com a 9ª posição da etapa.

Performance ao longo da etapa 

No sábado (4), o primeiro dia foi marcado por bons momentos e desafios, com a equipe brasileira mostrando seu potencial de largada, garantindo um excelente 5º lugar na regata inicial. O time seguiu na disputa, registrando uma 7ª posição na segunda corrida, antes de cair para a 12ª colocação na regata número 3 e se recuperar para o 9º lugar na quarta e última corrida do dia. 

Já domingo (5), o segundo dia da etapa de Cádiz, reservou excelentes surpresas. Após um 9º e um 10º lugar nas duas primeiras corridas do dia, a equipe do Brasil brilhou na última regata de fleet do evento, quando garantiu o primeiro lugar, sua segunda vitória em regata na temporada – tendo sido a primeira na etapa de Nova York.

Com uma largada excelente, o F50 brasileiro se posicionou em segundo lugar, atrás apenas do Canadá, e manteve uma velocidade média impressionante em torno de 44 km/h, superando a concorrência e cruzando a linha de chegada na ponta. “Vencer a última regata aqui em Cádiz foi uma injeção de energia para o time. Foi uma corrida muito tática, conseguimos largar bem e manter o barco voando na velocidade que precisávamos para cruzar a linha em primeiro. Isso mostra que o nosso potencial está ali e que conseguimos transformar os aprendizados em resultados“, afirma a capitã Martine Grael. 

Tivemos incidentes e dias de muitos desafios ao longo do ciclo europeu, mas fechar com uma vitória como essa comprova que estamos evoluindo e prontos para a etapa final“, conclui Grael, a primeira mulher a ocupar a posição de driver na história do SailGP. 

Ranking final do evento em Cádiz

No ranking final da etapa, o Brasil ficou com a 9ª posição. O topo do pódio foi ocupado por Inglaterra, Nova Zelândia e Alemanha, respectivamente, que foram responsáveis por disputar a corrida final do evento, destinada aos três melhores times da etapa. Dinamarca, Espanha, França, Austrália e Estados Unidos se posicionaram na sequência do pódio, entre a 4ª e 8ª colocação. Depois do Brasil, o 10º lugar ficou com o time canadense, seguido por Suíça (11º) e Itália (12º). 

O evento na Andaluzia marcou o encerramento do ciclo mais intenso do calendário do SailGP, que incluiu cinco etapas consecutivas na Europa, testando a resistência, a capacidade de adaptação e a logística da equipe.

O time agora terá um breve intervalo antes de seguir para a etapa final da temporada. Após a passagem pela Espanha, o SailGP encerrará a temporada em Abu Dhabi, nos dias 29 e 30 de novembro de 2025.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *