Ginasta brasileira fará parte da comissão que estará na eleição organizada pela Panam Sports no Chile
A candidatura Rio-Niterói vai com um cabo eleitoral de peso para a escolha da sede dos Jogos Pan-americanos de 2031. A ginasta Rebeca Andrade fará parte da comitiva do Brasil que vai ao Chile para eleição, que acontece na sexta (10). As informações são do globoesporte.com.
A comitiva brasileira chega à capital chilena nesta terça-feira (7) com dirigentes, como o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, a vice, Yane Marques (bronze olímpica do pentatlo moderno) e outros medalhistas, como Emanuel Rego (hoje diretor-geral do COB, além de ser ouro, prata e bronze nas Olimpíadas no vôlei de praia), Thiago Pereira (prata na natação) e Iziane (bronze no Pan, no basquete, e atualmente secretária nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte). Rebeca se junta à comitiva na quinta (9).
Além deles, outros ex-atletas com cargos administrativos estarão presentes, como medalha de prata em Los Angeles-84 Bernard Rajzman, membro do COI e o ex-velocista Yohansson Nascimento, vice-presidente do Comitê paralímpico Brasileiro. Os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, completam a comitiva.
Sexta será a apresentação final de cada candidatura – Rio/Niterói e Assunção – e em seguida acontecerá a votação dos 41 membros da Panam Sports. Países que já sediaram tem peso dobrado na votação, o que leva ao total de 52 votos.
Rebeca, maior atleta olímpica brasileira da história, tem apoiado a candidatura nas redes sociais durante o ano. Ela, que em Jogos Pan-americanos tem dois ouros e duas pratas na competição continental, todas ganhas em Santiago-2023, onde foi eleita a melhor atleta da competição pela Panam Sports.
