Ouro, Prata e Bronze! Brasileiros se destacam no Mundial Júnior de judô

No encerramento das disputas individuais, Jesse Barbosa (-90kg) foi campeão, João Segatelle (-90kg) vice e Dandara Camillo (-78kg) medalhista de bronze, na noite desta terça-feira (07), em Lima, no Peru

Brasileiro exibe medalha no pódio.
Foto: Anderson Neves/CBJ

O judô brasileiro fechou as disputas individuais do Campeonato Mundial Júnior com mais três medalhas! Nesta terça-feira (07), em Lima, no Peru, a Seleção fez dobradinha no -90kg, com Jesse Barbosa sagrando-se campeão e João Segatelle ficando com a prata, enquanto Dandara Camillo levou o bronze do meio-pesado feminino (-78kg). Junto às medalhas conquistadas no primeiro dia de competição, no domingo (05), com Nicole Marques (-52kg), ouro, e Gyovanna Andrade (-57kg), bronze, além dos quintos de Bianca Reis (-57kg) e Bruno Nóbrega (-66kg), o Brasil ficou em segundo lugar no quadro geral, atrás apenas do Japão.

Jesse Barbosa é ouro e João Segatelle prata em primeira final mundial brasileira

Teve dobradinha brasileira em Lima, e o hino nacional tocou pela segunda vez no Coliseu Eduardo Dibós! No -90kg, Jesse Barbosa foi medalha de ouro, enquanto João Segatelle ficou com a prata.

Jesse estreou contra Daniiar Melisov, atleta do Quirguistão, e teve vitória tranquila por ippon, repetindo, logo depois, o feito nas oitavas, contra o bielorusso Dzmitry Koval. Nas quartas, o brasileiro teve pela frente o polonês Oleksii Boldyriev, travando uma verdadeira batalha e conseguindo um waza-ari no golden score, mesmo pendurado nas punições.

Já na semifinal, Jesse encarou o uzbeque Alisher Samanov, bronze na última edição da competição e de quem havia perdido nas oitavas, e conseguiu encaixar uma imobilização perfeita, fazendo o adversário bater pelo fim do combate antes mesmo dos cinco segundos.

Na final, Jesse protagonizou a primeira decisão mundial 100% brasileira da história, contra o companheiro de equipe João Segatelle. Ainda no primeiro minuto de luta, os dois levaram uma punição cada por falta de combatividade e, depois, receberam a segunda pelo mesmo motivo. Pendurados, intensificaram os ataques até Jesse conseguir a efetividade, fazendo com que Segatelle caísse em yuko. Depois, bastou segurar o placar pelos poucos segundos restantes para carimbar a medalha de ouro.

Jesse tem 20 anos e atualmente representa a Sogipa, do Rio Grande do Sul. Carioca, começou no judô aos três anos, no projeto social Umbra Vasco da Gama, onde ficou até 2023, com os professores André, Fabrício e Soraya Amorelli.

Já Segatelle, antes de chegar à final e ficar com a medalha de prata, passou por quatro adversários nas preliminares. Primeiro, ele venceu o cazaque Arman Bilalkhanov com dois waza-ari e, nas oitavas, passou pelo estadunidense Oleksandr Nyzhnyk com um yuko. Nas quartas, teve um combate intenso contra o russo Aleksei Bulgakov, mas conseguiu levar a melhor nas punições (3-0), impondo ótimo ritmo de entradas.

Na semifinal, o brasileiro cruzou com o georgiano Luka Javakhishvili, campeão da categoria no Mundial de 2024. A vinte segundos do fim, ele conseguiu um waza-ari e encaminhou a classificação para a final, que foi confirmada após o adversário receber hansoku-make (desclassificação) por indisciplina.

João Segatelle, 19 anos, é natural de Americana (SP), e hoje treina no Esporte Clube Pinheiros. A medalha dele, junto a de Jesse, significaram os primeiros pódios masculinos do judô brasileiro no Mundial Júnior após seis anos. Os últimos haviam sido em 2019, com Willian Lima (-66kg), campeão, e Guilherme Schimidt (-81kg) e Michael Marcelino (-66kg), medalhistas de bronze.

Dandara Camillo leva segundo bronze Mundial e mantém 100% de aproveitamento na competição

Aos 18 anos, Dandara Camillo (-78kg) agora pode dizer que já têm duas medalhas em Mundiais Júnior. Em 2024, sua estreia na competição, ela foi bronze, e agora, um ano depois, repetiu o feito.

A brasileira primeiro venceu a canadesne Emily Harris por ippon, encaixando um belo estrangulamento. Na rodada seguinte, as oitavas, marcou um waza-ari em Marta Navickaite, da Lituânia, e, nas quartas, teve o único revés do dia contra a sérvia Jovana Stjepanovic.

Na repescagem, Dandara voltou a vencer e passou por Johanna Klinger, da Bósnia e Herzegovina, nas punições (3-1). Já na luta pelo bronze, enfrentou a atual número um da categoria, a francesa Lila Mazzarino, e encaixou um estrangulamento para ganhar a medalha de bronze.

Ainda no dia, o Brasil teve outros quatro representantes no tatame, que não chegaram ao bloco final de disputas.

No masculino, Gustavo Milano (-100kg) caiu na estreia para o yuko do venezuelano Samuel Corzo, e Gabriel Santos (+100kg) bateu no estrangulamento do romeno Darius Dobre, também na primeira rodada. Já Andrey Coelho (+100kg) venceu seu primeiro combate contra o francês Kevin Nzuzi Diasivi, e na luta seguinte foi eliminado pelo japonês Gai Hatakeyema.

Com os resultados dos três dias de competição individual, o Brasil ficou em segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas do Japão. Nicole Marques (-52kg) e Jesse Barbosa (-90kg) foram campeões, João Segatelle (-90kg) vice, Gyovanna Andrade (-57kg) e Dandara Camillo (-78kg) bronze, e Bianca Reis (-57kg) e Bruno Nóbrega (-66kg) quinto.

Esta já é, oficialmente, a melhor campanha do judô brasileiro na história do Mundial Júnior. Mas, ela ainda pode aumentar nesta quarta-feira (08), na competição por equipes mistas.

O Brasil estreia nas quartas-de-final, e aguarda o resultado do confronto Alemanha x Cuba. As preliminares começam às 12h30 (horário de Brasília), e o bloco final a partir de 20h.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *