Com Israel na berlinda, CAS decide na terça sobre cancelamento ou não do Mundial de ginástica artística

Mundial está previsto para começar no domingo (19)

Foto: Ina Fassbender/ AFP
Foto: Ina Fassbender/ AFP

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) foi acionada após o governo indonésio se recusar a conceder vistos a ginastas israelenses para o Mundial de Ginástica Artística em Jacarta, emitirá uma decisão de emergência sobre o assunto até terça-feira (14), informou uma porta-voz na segunda-feira.

A mais alta corte do mundo do esporte decidirá sobre as “medidas provisórias” solicitadas pela federação israelense, que quer que a Federação Internacional de Ginástica (FIG) e a federação indonésia “garantam a participação da equipe israelense no Campeonato Mundial” ou “transfiram ou cancelem o campeonato”, disse a mesma fonte à agência de notícias AFP.

O tempo está se esgotando, já que o Mundial começa no domingo e vai até 25 de outubro, com mais de 500 atletas de quase 80 países, enquanto as autoridades indonésias esperaram até a última quinta-feira para anunciar sua recusa em receber a delegação israelense.

Jacarta “tem uma política firmemente estabelecida de não ter qualquer contato com Israel até que este reconheça a existência de uma Palestina livre e soberana”, e o conflito no Oriente Médio continua, disse Yusril Ihza Mahendra, Ministro de Assuntos Jurídicos e Direitos Humanos, na época.

A organização mundial de ginástica havia apenas afirmado esperar “que seja criado o mais rápido possível um ambiente onde atletas de todo o mundo possam praticar esporte com segurança e tranquilidade”.

Em um segundo recurso “também apoiado por seis ginastas israelenses”, explica o CAS, a federação israelense pede ao tribunal arbitral que “imponha” à FIG e à federação indonésia “que tomem as medidas necessárias” para que seus atletas possam participar do Mundial.

Em março de 2023, a Indonésia perdeu o direito de sediar a Copa do Mundo Sub-20 de futebol masculino pela FIFA, depois que o governador de Bali e seu homólogo em Java Central se opuseram à presença da seleção israelense.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *