Além dos jogos da Seleção, Minas Gerais se movimenta para receber as finais da Superliga de vôlei 2025/2026
Neste final de semana, foram realizadas as finais do Campeonato Mineiro Masculino de vôlei 2025. Durante a competição, realizada no Ginásio do Mineirinho, o presidente da Federação Mineira de vôlei, Wesley Mendonça, falou ao Surto Olímpico sobre o sonho de trazer grande partidas da modalidade, incluindo da Seleção Brasileira, para voltar a ser realizadas no principal ginásio do estado.
Wesley atualmente ocupa o cargo de vice-prefeito de Araguari, cidade do Triângulo Mineiro, e no dia 28 de março deste ano foi eleito presidente da FMV. Seu mandato à frente da Federação, junto ao vice Gustavo Queijinho vai até março de 2029.
O presidente falou do interesse em trazer grandes eventos a serem disputados novamente no Mineirinho. Ele revelou que há uma movimentação para trazer para Minas Gerais as finais da Superliga e falou ainda do “sonho” de ver a Seleção Brasileira jogando novamente no estado.
“A gente pode esperar aí algum grande evento vindo ainda a ser disputado aqui no nosso ginásio. Olha só, nós não podemos prometer. Estamos trabalhando para a questão das finais da Superliga. Nós vamos trabalhar para que venha a masculina, que venha a feminina. E eu tenho um sonho muito particular, não só enquanto presidente, mas como presidente você pode participar e fazer com que isso aconteça, que é ver a seleção brasileira jogar aqui nesse espaço. E é maravilhoso. Vamos trabalhar muito para isso.”
Principal ginásio de Minas Gerais, o Mineirinho fica às margens da Lagoa da Pampulha, um dos cartões postais de Belo Horizonte e passou por uma série de melhorias recentemente após processo de concessão. O local recebeu novas cadeiras, a iluminação foi modernizada e foram realizadas reformas nas áreas sanitárias, elétricas e também nos estacionamentos. Além disso, foi feita a revitalização das áreas de convivência e alimentação.
O ginásio voltou a receber partidas de vôlei nas finais do Mineiro de 2024. As finais da competição deste ano voltaram a ser realizadas no Mineirinho neste domingo (12), tendo o Sada Cruzeiro como o campeão da competição nos dois anos . (veja como foi)

“A gente sabe que o Mineirinho dispensa qualquer comentário, então é muito bom ver ele aqui do jeito que está, com as pessoas, sendo retomada essa questão do esporte. O voleibol (mineiro) hoje, ele não está só na capital, se você pegar, hoje nós estamos com cinco times da Superliga A, isso é algo inédito. Hoje nós temos o Praia, na Superliga A, o Araguari e Montes Claros na Superliga B, Monte Carmelo na Superliga A, JF também, completando essa questão do interior.”
A Seleção Brasileira, não joga no Mineirinho desde 2017, quando enfrentou a Polônia, em jogo preparatório para o extinto Grand Prix. A modalidade conta com partidas da Seleção Brasileira de vôlei, tanto no masculino como no feminino, entre os maiores públicos oficiais do ginásio
Sobre as finais da Superliga, a Itatiaia trouxe ainda a informação de que Tomás Mendes, subsecretário de esportes do Governo de Minas Gerais, revelou ter conversas com a Federação Mineira de Vôlei (FMV) e com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para que a decisão da principal liga de voleibol do Brasil seja na capital mineira e inclusive as datas já estão reservadas no calendário do Mineirinho.











