A Áustria vai pra sua 25ª participação.
Sigla: AUT
Medalhas na história: Ouro: 71 | Prata: 88 | Bronze: 91 | Total: 250 – (6º no quadro histórico)
Em Pequim… Ouro: 7 | Prata: 7 | Bronze: 4 | Total: 18 – (7º)
Primeira Participação olímpica – Chamonix 1924
Maior medalhista olímpico: Anton Engelbert “Toni” Sailer (3 ouros)
A Áustria possui mais notoriedade e protagonismo em jogos de inverno do que de verão. Enquanto no verão os austríacos conquistaram pouco mais de 100 medalhas, sendo 22 de ouro, no inverno já chegaram à marca de 250 medalhas ao todo, com 71 de ouro, mais da metade dessas provenientes do esqui alpino, modalidade na qual é a maior vencedora.
(Para ver outros países clique aqui:)
A Áustria esteve presente em todos os jogos de inverno, estreando na primeira edição, realizada em Chamonix, França, em 1924. Naquela edição, terminou em terceiro no quadro geral, graças à patinação artística, que conquistou a prata com Willy Bockl (primeira medalha), e ouros com Helene Engelmann/Alfred Berger e Herma Planck-Szabó. Em todos os jogos de inverno, o país levou pelo menos uma medalha, com destaque para as edições de Cortina d’Ampezzo 1956 e Innsbruck 1964, ocasiões nas quais ficou em segundo lugar no quadro geral, atrás da União Soviética. Em 1956, contou inclusive com a magnífica performance de Toni Sailer, campeão três vezes no esqui alpino.
Em duas oportunidades a Áustria sediou o megaevento, ambas na cidade de Innsbruck, em 1964 e 1976. Da última vez, no entanto, o desempenho foi aquém do esperado, ficando apenas em sétimo no quadro geral (dois ouros, duas pratas e dois bronzes). Com exceção de Sarajevo 1984, quando foi somente a 17ª colocada, a Áustria sempre ficou no top-10 do quadro geral.
Dos dezesseis esportes que compõem a disciplina olímpica, a Áustria só não conquistou medalhas em quatro: curling, hóquei no gelo, patinação de velocidade em pista curta e esqui-montanhismo, modalidade que estreará em 2026.
ESPORTES
Esqui alpino: Os austríacos são os grandes líderes históricos em termos de medalha no esqui alpino, liderando com folgas o quadro desta modalidade. Ao todo, somente este esporte já rendeu aos austríacos 128 medalhas, sendo 40 ouros, 44 pratas e 44 bronzes. A segunda colocada no quadro é a Suíça, com 27 ouros.
Salto em esqui: Este esporte é responsável por garantir à Áustria 7 medalhas de ouro, 10 de prata e 10 de bronze, o que a coloca em 3ª no quadro da modalidade, atrás de Noruega e Finlândia.
Luge: Esporte de trenó que deu aos austríacos 6 ouros, 10 pratas e 9 bronzes. A Áustria possui neste esporte uma rivalidade com a Alemanha similar a de Brasil e Argentina no futebol. Itália e Letônia correm por fora.











