Lucas Koo segue sonhando com vaga olímpica e participa na 2º Etapa da Turnê Mundial de Patinação de Velocidade em Pista Curta

Melhor colocação do brasileiro foi nos 1.000 m.

Lucas Koo sonha em ser o primeiro brasileiro a disputar as Olimpíadas na patinação de velocidade em pista curta / Foto: Instagram
Lucas Koo sonha em ser o primeiro brasileiro a disputar as Olimpíadas na patinação de velocidade em pista curta / Foto: Instagram

Foi disputado entre os dias 16 a 19 de outubro de 2025, em Montreal, no Canadá, a segunda etapa da Turnê Mundial de Patinação de Velocidade em Pista Curta. O evento contou com a presença do brasileiro Lucas Koo. A turnê, que possui ao todo quatro etapas, começou no dia 09 de outubro de 2025 e vai até o dia 30 de novembro deste mesmo ano, definindo a classificação para a modalidade nos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina 2026. Lucas participou das provas de 500 m., 1.000 m. e 1.500 m. masculinas.

Nos 500 m. Lucas passou pelas preliminares com 41s.846, o segundo melhor tempo de sua bateria. Na primeira eliminatória, Lucas obteve o quarto tempo em sua bateria, tendo que disputar a repescagem. Nela o brasileiro sofreu uma queda leve após contato com um adversário e, com o tempo de 58s.231, ficou em quarto e foi eliminado.

Sua classificação final foi 61º entre 90 competidores, o que deu ao brasileiro 8 pontos na corrida pela vaga olímpica. O vencedor foi o canadense William Dandjinou, seguido dos chineses Shaoang Liu e Sun Long.

Nos 1.000 m. Lucas por pouco não avançou por tempo nas preliminares, sendo o segundo em sua bateria. Ele precisou então disputar a repescagem. Na repescagem, Lucas avançou após o belga Ward Petre ter sido penalizado por se chocar com o brasileiro. O contato não causou a queda de Lucas, mas o fez desacelerar e perder a segunda posição para Ward. A decisão da arbitragem não agradou aos belgas.

Na repescagem das quartas de final, Lucas marcou 1min:27s.112, e, sendo o quarto de sua bateria, foi eliminado. Sua colocação final foi 34º entre 92 competidores, o que lhe deu 104 pontos para o ranking olímpico. (Lucas está em 38º no ranking desta distância, os 32 melhores se classificam para as olimpíadas). O vencedor foi William Dandjinou, com seu compatriota Steven Dubois em segundo e o sul-coreano Hwang Dae-heon em terceiro.

Nos 1.500 m. Lucas passou pelas preliminares com o tempo de 2min:24s.189, o segundo melhor de sua bateria. Na fase seguinte, as quartas de final, o brasileiro foi o sexto de sua bateria, tendo que disputar a repescagem. Nela seu tempo de 2min:27s.105 não foi o suficiente para avançar.

Sua classificação final foi 42º entre 92 atletas, ganhando assim 45 pontos no ranking olímpico. O vencedor novamente foi William Dandjinou, seguido pelo japonês Shogo Miyata e por Steven Dubois, em terceiro.

A próxima etapa da Turnê Mundial será em Gdansk, na Polônia, entre os dias 20 a 23 de novembro de 2025.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *