O Rio receberá a canoagem velocidade e o Remo em 2032
O Rio Fitzroy, na Austrália, está um passo mais perto de sediar eventos de remo e canoagem nos Jogos Olímpicos de 2032, em Brisbane, após passar por testes técnicos, informou a mídia local na terça-feira.
Conhecido por crocodilos e marés fortes, o canal, a cerca de 600 km ao norte de Brisbane, teve uma recepção mista quando foi proposto como sede olímpica em março, devido a preocupações com suas correntes.
No entanto, o legislador estadual de Queensland, Matt Canavan, disse à Australian Broadcasting Corporation que o rio havia passado nos testes iniciais da Autoridade Independente de Infraestrutura e Coordenação dos Jogos.
“Efetivamente, agora temos sinal verde para o remo em 2032”, disse Canavan, que participa de um painel consultivo para o evento de remo. “Todos os dados estão disponíveis — não há mais nenhuma barreira para a realização do remo aqui.”
O governo usará os resultados dos testes, incluindo fluxos e profundidades de água, para convencer a federação mundial World Rowing de que o rio é adequado para os Jogos.
“Tivemos que fazer esses testes para garantir, e agora temos certeza de que este rio é plano como uma tábua”, disse Canavan.
“Quer dizer, se Jesus Cristo algum dia voltasse a este mundo, seria um ótimo lugar para Ele vir, porque é plano o suficiente para caminhar.”
Embora o rio seja o lar de crocodilos, o curso d’água é usado para remo por escolas, um clube local e também para treinamento de elite.
Provas de canoagem de velocidade também serão realizadas no rio durante os Jogos de 2032.











