João Fonseca derrota espanhol na semifinal para alcançar sua primeira final de ATP 500

João Fonseca é o primeiro brasileiro a chegar a uma final de ATP 500 e o quinto mais jovem da história. Ele derrotou Jaume Munar da Espanha por 7/6 7/5.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

João Fonseca entrou em quadra para sua primeira semifinal de ATP 500 no Swiss Indoor, em Basileia, na Suíça, após a polêmica desistência de seu adversário nas quartas de final, quando Fonseca sacava para fazer 5 a 1, no terceiro set. Quis o destino que eles fossem colocados novamente frente a frente pela primeira rodada do Masters 1000 de Paris, logo na segunda-feira. Até lá, a preocupação do brasileiro ainda é o torneio no país alpino. 

Em 01 hora e 01 minuto de partida, João Fonseca fechou um primeiro set duríssimo contra o espanhol Jaume Munar em 7 a 4, no tie break, com pouquíssimos erros de ambos os lados. A única vez em que o brasileiro esteve à frente foi justamente no minibreak do game de desempate. 

Se a primeira vantagem de Fonseca foi apenas ao final do primeiro set, a de Munar foi logo no início da segunda parcial ao quebrar o brasileiro para fazer 2 a 1. A vantagem, porém, durou apenas até o 4 a 2. João quebrou o espanhol para empatar e virar o set, pressionando o adversário em seu serviço após 3 games seguidos para o brasileiro. 

A pressão não veio logo no game seguinte, mas no próximo. Ao receber para o jogo, João chegou a estar um ponto atrás, mas virou o game e quebrou o adversário para fechar a parcial em 7/5. 

O #1 do tênis brasileiro vai para sua primeira final de ATP 500. A primeira de um tenista nacional e o quinto mais jovem da categoria, empatado com a lenda Roger Federer. O adversário de Fonseca na final sai do confronto entre o #1 da França, Ugo Humbert, e o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, números 24 e 18 do ranking mundial, respectivamente. A decisão acontece neste domingo (25), às 11h30.

A jornada de Fonseca até a final é também uma vitória da estratégia na montagem do calendário e na escolha de quais torneios jogar. Ao optar pela Suíça, em detrimento ao Aberto de Viena, na Áustria, João Fonseca evitou um caminho com os #2 e #3 do ranking mundial, Jannik Sinner e Alexander Zverev, respectivamente, e os sempre difíceis Alex de Minaur e Lorenzo Musetti, semifinalistas do torneio austríaco.

Caso seja campeão amanhã, o brasileiro pode alcançar o top 30 do ranking mundial, na segunda-feira, com uma 28ª colocação na ATP. Se for vice, ele permanece na 34ª posição, ainda assim, seu melhor ranking na carreira. 

Matheus Hermógenes

Matheus Hermógenes

Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *