Brasileiro será #28 do ranking mundial nesta segunda-feira.
Se o primeiro set da semifinal do Swiss Indoor, na Basileia, foi equilibrado até o primeiro minibreak no tie break da parcial, a primeira vantagem de João Fonseca na final desse domingo (26), contra o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, veio logo de cara com a quebra já no segundo game, para abrir 2 a 0 no placar. Quebra, aliás, conquistada sem pontos do rival.
O espanhol chegou a ter dois breakpoints para diminuir a desvantagem, mas João conseguiu se salvar com o forte ace e sua paralela de direita, abrindo 3 a 0 na parcial. O primeiro game do adversário impediu que Fonseca abrisse 4 a 0 no placar, mas não sem trabalho. Fokina só conseguiu fechar o game após dois empates do brasileiro.
A quebra, porém, veio logo em seguida. Fonseca chegou a sacar a 232 km/h para evitar a quebra, o que não aconteceu. Com o espanhol mais confortável em quadra, a resposta de Fonseca não tardou. Nova quebra para manter a vantagem no placar.
Fonseca chegou a ter dois setpoints durante o saque do espanhol, quando o placar marcava 5 a 3. Fokina conseguiu salvar o serviço e deu ao brasileiro a chance de sacar para fechar a primeira parcial. Os dois chegaram a ficar empatados em 40 a 40, mas Fonseca sacou para o set e fechou a parcial em 6 a 3.
O segundo set começou como o primeiro. Domínio do brasileiro para abrir vantagem com um breakpoint. Enquanto isso, no Aberto de Viena, no país ao lado, o #2 do ranking mundial, Jannick Sinner, derrotava de virada o alemão Alexander Zverev, #3 da ATP.
De volta à Basileia, João Fonseca chegou a ter um rápido match point, salvo por Fokina, quando o espanhol sacava em desvantagem de 5 a 3. A decisão veio no serviço seguinte do brasileiro. João Fonseca, aos 19 anos e 2 meses de idade, se tornou campeão de ATP 500. O primeiro título brasileiro neste nível desde 2001, com Gustavo Kuerten.
Nesta segunda, quando tiver a caminho de Paris para reencontrar o canadense Denis Shapovalov no Masters 1.000 da capital francesa, João Fonseca será o #28 do ranking mundial de tenistas profissionais. O quinto melhor ranking brasileiro da história.
Simbólico que a conquista aconteça no mesmo dia em que o italiano Jannick Sinner se sagra campeão em Viena. Em um ano, Fonseca saltou de #154 para a 28ª posição do ranking mundial. Difícil prever o teto.
HISTORY IN BASEL 🏆
— ATP Tour (@atptour) October 26, 2025
Joao Fonseca becomes the youngest champion since ’89 with the biggest win of his career 🔥#SwissIndoorsBasel pic.twitter.com/MktBSkjO9O











