Jovem de 16 anos conquista título inédito em seu primeiro ano de STU, com Gabryel tornando-se campeão brasileiro pela 1ª vez
Festa em dose dupla no Street masculino na capital federal. Para o jovem carioca Matheus Mendes, de apenas 16 anos, que conquistou a etapa de Brasília do STU National em seu primeiro ano entre os principais nomes do skate, e para o paulistano Gabryel Aguilar, que, mesmo fora da final deste domingo (26/10) no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, levou o título brasileiro da temporada 2025.
Por ser filho de skatista, Matheus subiu no shape pela primeira vez com dois anos de idade. Competição, só a partir dos oito. Chegou a dividir a atenção, por um tempo, com uma outra paixão, o futebol, mas logo percebeu que o skate seria mesmo a vida que seguiria. Com treinos diários na Praça Duó, um dos picos do skate na Zona Oeste do Rio, sagrou-se campeão brasileiro amador em 2024, o que lhe garantiu uma vaga no STU deste ano.
“É uma surpresa pra mim, logo no meu primeiro ano entre tantas feras, ganhar uma etapa de STU. Sempre foi um sonho. Já tenho o costume de correr os eventos com pessoas mais velhas que eu e, hoje, são todos parceiros, amigos do coração. Sem eles, não teria chegado a esse nível. Consegui acertar minha última volta e só tenho a agradecer a Deus”, disse Matheus, campeão nesta volta com a nota 80,30. Linha tão perfeita que vários skatistas chegaram a invadir a pista para comemorar o feito com ele.
Quem acompanhava tudo de perto do lado de fora era Gabryel Aguilar, que chegou a Brasília como líder do ranking, tendo vencido duas das três etapas até então. Na manhã deste domingo, ainda com fortes dores no tornozelo, ele não conseguiu passar das semifinais. Mesmo assim, descartou este que foi seu pior resultado no ano e conquistou o título brasileiro com 140.000 pontos, contra 124.000 do vice-campeão Ivan Monteiro e os mesmos 124.000 de Matheus Mendes.
“Agradeço, primeiramente, sempre a Deus por estar aqui e fazer o que eu amo, mesmo machucado e não conseguindo estar na final. Agradecimento especial ao Gui (fisioterapeuta), que fez vários treinos intensos comigo nos últimos dias. Cheguei até a cogitar não disputar o Street Finals. Se não fosse ele, nem teria passado da primeira fase. Claro que também queria ter dado um show nessa final, mas fico feliz por todos que avançaram. Foi uma final de alto nível. Foi um ano muito bom pra mim, eu me dediquei bastante”, desabafou Gabryel.
STREET FINALS MASCULINO – RESULTADO FINAL
1º – Matheus Mendes – 80,30
2º – Sebastian Simonetto – 80,08
3º – Vinícius Costa – 74,92
4º – Wallace Gabriel – 72,23
5º – Marcelo Batista – 64,84
6º – Ivan Monteiro – 55,43











