COB lança, em Milão, primeira Casa Brasil para Jogos Olímpicos de Inverno

Evento com atletas de neve e gelo nesta terça, 28 de outubro, também celebrou os 100 dias para Milão-Cortina 2026

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou, na terça-feira, dia 28, em Milão (Itália), a primeira Casa Brasil em uma edição de Jogos Olímpicos de Inverno, marcando a contagem regressiva de 100 dias para Milão-Cortina 2026. Pedacinho do Brasil no inverno europeu, a Casa Brasil será montada na Casa Degli Artisti, que funciona como um centro de residência e produção de arte contemporânea.

“Valorizar os Jogos Olímpicos de Inverno é importante do ponto de vista de fortalecimento da marca do Time Brasil. Assim, conseguimos ter um ciclo olímpico de dois anos, e não de quatro anos, com cada vez mais pontos de contato com o público. Então, começamos fortemente agora em Milão, seguimos com os Jogos Pan-americanos em Lima e depois temos os Jogos Olímpicos de Los Angeles. Isso sem dúvida fortalece a Nação Esportiva”, afirmou Manoela Penna, Diretora de Comunicação, Marketing e Valores Olímpicos do COB.

O lançamento da Casa Brasil aconteceu junto ao marco de 100 dias para Milão-Cortina 2026, que será celebrado na quarta-feira, 29 de outubro. O evento contou com a presença de atletas brasileiros que são destaque nos esportes de inverno, como Edson Bindilatti, que disputou cinco edições do evento, Davidson Souza (Boka), atleta do bobsled, e Nicole Silveira, que em 2025 conquistou um 4º lugar inédito no Campeonato Mundial de Skeleton, o melhor resultado de todos os tempos do Brasil em mundiais de esportes olímpicos de inverno, e Pat Burgener, snowboarder que competirá pelo Brasil pela primeira vez nessa temporada. 

Além deles, Anders Petterson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, também estiveram presentes, e Emilio Strapasson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo e que será o Chefe da Missão Brasileira em 2026.

“Nada mais apropriado do que estarmos na Itália, um país tão irmão nosso, tão sanguíneo como nós somos, tão alegre como também nós somos. Nos sentimos bem acolhidos aqui, em casa, compreendidos. Nada do que fazer aqui, pela primeira vez na história, uma Casa Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno”, destacou Emilio Strapasson.

Para Anders, a Casa Brasil vem num momento em que os esportes de inverno brasileiros se consolidam em bom nível. “O Brasil deixou de participar de Jogos Olímpicos de Inverno como coadjuvante. Agora nós estamos aí para competir na mais alta performance”, comentou Petersson.

Nicole Silveira, atleta do Skeleton, relacionou o lançamento da Casa Brasil à expectativa pelos Jogos – um objetivo próximo de se tornar realidade. “Esses 100 dias vão ser importantes para continuar o foco, continuar tentando aprender, desenvolver e chegar nos Jogos firme e forte. Mentalmente e fisicamente também”, contou.

Com o ex-nadador medalhista olímpico Bruno Fratus como mestre de cerimônias, o lançamento ainda apresentou um pocket show do snowboarder Pat Burgener, que já esteve nos Jogos representando a Suíça, adotou a cidadania brasileira e busca confirmar uma vaga para representar o Brasil nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno.

“Eu tive muitos sonhos na minha vida e este é o maior deles. Estou muito feliz por ter a possibilidade de representar um país tão quente. Vou fazer o melhor resultado que eu posso”, disse Pat.

No tour que fizeram pela Casa Degli Artisti, autoridades, imprensa e atletas conheceram os espaços que em 2026 receberão o público durante os Jogos Olímpicos de Inverno. O momento permitiu aos convidados conhecer os ambientes e compreender o papel da Casa como plataforma de relacionamento, cultura e esporte.

Ao final, todos conheceram o totem comemorativo dos Jogos, que marca a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. Quando abrir as portas oficialmente, de 5 a 21 de fevereiro de 2026, a Casa Brasil será um espaço de hospitalidade cultural que levará a energia, o sabor e a alma do Brasil para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, convidando a todos para torcer pelos atletas brasileiros num ambiente de música e arte, com a presença de embaixadores ex-atletas de esportes de inverno e de outros esportes e ativação de marcas e patrocinadores do COB.

“A Casa Brasil vai ser aberta ao público todos os dias, do dia 5 ao dia 21, com entrada gratuita a partir de meio dia. E fica o convite para todo o mundo que quiser nos visitar”, convocou Manoela Penna.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *