João Fonseca vende caro derrota para Khachanov no Masters 1.000 de Paris

#1 brasileiro não resiste a Karen Khachanov e perde na segunda rodada do Masters 1.000 de Paris por 2 sets a 1.

Rolex Paris Masters/X
Rolex Paris Masters/X

A maratona de jogos desde a última semana, na Suíça, parece ter cobrado seu preço. O campeão do Swiss Indoor, na Basileia (SUI), João Fonseca, já havia dado indício de desconforto físico na primeira rodada do Masters 1.000 de Paris, na França, na terça-feira (28). Superado o mais novo freguês, o canadense Denis Shapovalov, de virada, por 2 sets a 1, a segunda rodada, contra o russo Karen Khachanov, nesta quarta-feira (29), começou mais complicada. 

Número #14 do ranking mundial, e décimo cabeça de chave do torneio, Khachanov encaixou 5 games seguidos sobre o brasileiro, no último jogo do dia, na quadra central da Arena La Défense, nova sede do torneio parisiense. João Fonseca só conseguiu confirmar seu serviço após duas quebras sofridas. A essa altura, Khachanov já vencia por 5 a 1 e logo serviu para fechar a primeira parcial.

A recuperação do brasileiro continuou no segundo set. Com dificuldade, Fonseca confirmou o serviço já de cara e logo em seguida quebrou o adversário para abrir 3 a 0 ao confirmar o saque seguinte. O segundo break não veio e a vantagem ficou apenas em uma quebra acima. Khachanov chegou a ter duplo break point para diminuir a diferença, mas o brasileiro tirou um voleio e um ace para salvá-los e confirmar o 5 a 2.

Confirmado o terceiro game de Khachanov, Fonseca sacou para fechar o set e chegou a ter triplo set point, vencendo a parcial por 6 a 3 e levando o jogo para o último e derradeiro set.

O tira-teima começou forte com ambos os tenistas confirmando seus serviços sem ceder ou cedendo pouquíssimos pontos aos adversários, com metade dos aces do jogo feitos apenas na terceira parcial. A primeira vantagem veio no sexto game do terceiro set. O russo quebrou João Fonseca e, logo em seguida, sacou para fechar a partida, mas não sem antes o brasileiro salvar um match point e que já fora campeão e semifinalista de edições anteriores do Masters de Paris.

Fonseca caiu, mas caiu atirando. Vendeu caro a derrota, defendendo bolas difíceis e proporcionando dois longos ralis antes de perder o jogo, encerrando uma semana mágica para o tênis nacional. Vindo de um título no domingo e uma primeira rodada na terça, João Fonseca jogou de igual para igual contra um Khachanov descansado, que havia jogado apenas na segunda-feira. 

Khachanov agora enfrenta o australiano Alex de Minaur, vencedor do confronto contra o canadense Gabriel Diallo, por 2 a 1, em parciais de 7/6, 4/6 e 6/3 . Já Fonseca terá pelo menos cinco dias de descanso antes de voltar às quadras para o ATP 250 de Atenas, na Grécia, seu último torneio no ano, onde chega como sexto cabeça-de-chave, a partir de domingo (02). Da última vez que esteve em Atenas, João Fonseca derrotou o grego Stefano Tsitsipas para dar a vitória ao Brasil pela Copa Davis, em setembro.

Matheus Hermógenes

Matheus Hermógenes

Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *