Brasileiro encerra melhor temporada da carreira ao desistir de torneio em Atenas por lombalgia após maratona de jogos
Após a eliminação na segunda rodada do torneio Masters 1.000 de Paris, na França, o brasileiro João Fonseca, que jogaria o ATP 250 de Atenas, desistiu do torneio grego e encerrou precocemente sua melhor temporada no circuito até aqui.
Com quatro títulos no ano, Fonseca entrou para o top 30 do ranking mundial da ATP após a conquista do Swiss Indoor, na Basileia. Foi a primeira conquista de um brasileiro em torneios desse nível desde Cincinnati, em 2001, vencido por Gustavo Kuerten. Além do #28 conquistado com o título na Suíça, a vitória na primeira rodada do Masters 1.000 parisiense deve colocar Fonseca na 24ª posição do ranking.
Diferente da última temporada em que disputou o NextGen finals, torneio dos melhores tenistas sub-20 do circuito, em dezembro onde foi campeão e logo emendou a gira pela Oceania em preparação para o Australian Open, em janeiro, este ano, Fonseca deve ter um tempo maior para se recuperar da maratona de jogos.
A vitória sobre Shapovalov, na terça-feira (28), e a derrota para Khachanov, na quarta (29), já davam indicativo de que a parte física do brasileiro estava cobrando seu preço. A desistência do torneio ateniense, para tratar de uma lombalgia, confirma isso. Mesmo perdendo os pontos que ainda tem a defender, Fonseca deve chegar à Austrália com 1.510 pontos no ranking, o necessário para ser cabeça de chave do primeiro Grand Slam de 2026.
Antes da gira australiana, o próximo compromisso do tenista deve ser uma partida de exibição contra o #1 do mundo, Carlos Alcaraz, da Espanha, em dezembro, em Miami.
Confira as conquistas de João Fonseca nesta temporada:
-ATP 500 da Basileia;
-ATP 250 de Buenos Aires;
-Challenger 175 de Phoenix;
-Challenger 125 de Camberra;
-38 vitórias em 55 jogos;
-9 vitórias em Grand Slams;
-2 vitórias em Copa Davis;
-7 vitórias em Masters 1.000;
-1 vitória contra TOP 10
-3 vitórias contra TOP 20
-8 vitórias contra TOP 30
Orgulho
Pelo Instagram, se disse orgulhoso do trabalho feito e grato pelas experiências e aprendizados, que levará em seus próximos passos na carreira. Ele agradeceu à equipe pelo esforço, à família e aos patrocinadores pelo apoio e à todos que torceram por ele no circuito.
“É só o começo”, finalizou.











