A Croácia vai pra sua 10ª participação.
Sigla: CRO
Medalhas na história: Ouro: 4 | Prata: 6 | Bronze: 1 | Total: 11 – (28º no quadro histórico)
Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira Participação olímpica – Albertville 1992
Maior medalhista olímpico: Janica Kostelic (4 ouros e 2 pratas)
Depois da desintegração da Iugoslávia, a Croácia conseguiu sua independência em 1991 e competiu pela primeira vez em Albertville 1992 com uma delegação composta por quatro atletas. Desde então nunca ficou de fora. Zeljka Cizmesija tornou-se a primeira mulher a representar a Croácia em olimpíadas, contando verão e inverno.
PARADA DAS NAÇÕES – COSTA RICA
(Para ver outros países clique aqui:)
Dez anos depois, em Salt Lake City 2002, outra mulher, Janica Kostelic, teve desempenho espetacular e conquistou as primeiras medalhas para a Croácia no inverno, três ouros (slalom, slalom gigante e combinado feminino) e uma prata (super-G feminino) no esqui alpino. Naquele ano, a Croácia terminou em 12º no quadro geral, sua melhor colocação. Até hoje, Janica é a única mulher a ganhar três medalhas de ouro no esqui alpino numa mesma edição.
Quatro anos depois, em Turim 2006, Janica conquistou mais um ouro no combinado e uma prata no super-G feminino, sendo responsável pela conquista de todas as medalhas de ouro croatas no inverno até hoje. Suas realizações levam alguns a considerá-la como uma das melhores atletas do esqui alpino de todos os tempos. Em seu país, ela conquistou os títulos de Esportista Croata do Ano de 1998 a 2006, com exceção de 2004, onde não competiu devido a algumas cirurgias e problemas de tireoide. Devido à sua saúde, Janica aposentou-se em 2007, aos 25 anos.
O irmão mais velho de Janica, Ivica Kostelic também é medalhista olímpico. Ele conquistou três pratas no combinado masculino (Turim 2006, Vancouver 2010 e Sochi 2014) além da prata no slalom masculino em Vancouver 2010, também pelo esqui alpino. A única medalha croata que não é da família Kostelic foi conquistada por Jakov Fak, bronze no sprint masculino do biatlo em Vancouver 2010. Poucos meses depois ele passou a competir pela Eslovênia.
ESPORTES
Esqui alpino: É a modalidade mais condecorada da Croácia, seja em olimpíadas de verão ou de inverno. O esporte já rendeu 4 ouros e 6 pratas para os croatas, todos por membros da família Kostelic que não competem mais. No ranking do esqui alpino, a Croácia está em 9º.











