Parada das Nações – Dinamarca

A Dinamarca vai pra sua 16ª participação.

Dinamarca

Sigla: DEN

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 1 | Bronze: 0 | Total: 1 – (46º no quadro histórico)

Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – St. Moritz 1948

Maior medalhista olímpico: Jane Bidstrup, Dorthe Holm, Helena Blach Lavrsen, Margit Portner e Trine Qvist (1 prata, time feminino de curling)

Para surpresa de alguns, a Dinamarca não é uma potência invernal. Sua estreia se deu em St. Moritz 1948 quando Per Cock-Clausen ficou em 16º na patinação artística e Aage Justesen em 29º na de velocidade. Nas olimpíadas seguintes, Per Cock-Clausen foi o único atleta dinamarquês e ficou em 14º na sua prova. Em Cortina d’Ampezzo 1956, a Dinamarca não se classificou. A primeira mulher a competir pela nação escandinava foi Kirsten Carlsen, em Grenoble 1968. Ela ficou em 32ª nos 10 km feminino do esqui cross-country e esse é até hoje o melhor resultado do país neste esporte.

PARADA DAS NAÇÕES – CROÁCIA

(Para ver outros países clique aqui:)

Após este resultado, a Dinamarca enfrentou um hiato, só voltando a competir em jogos de inverno em Calgary 1988, vinte anos depois. A partir daí, com a inclusão de alguns esportes e a estreia dinamarquesa em outros, a delegação da nação escandinava cresceu exponencialmente, chegando ao seu atual recorde na última edição, Pequim 2022, onde 62 dinamarqueses competiram. Destes, 58 foram no hóquei no gelo e no curling.

O curling é, inclusive, o esporte que rendeu a única medalha dinamarquesa em olimpíadas de inverno. O feito foi conquistado em Nagano 1998 quando o time feminino perdeu a final para as canadenses, ficando com a prata. Mais recentemente, em Pyeongchang 2018, a Dinamarca chegou perto de uma medalha com o 5º lugar de Viktor Hald Thorup na largada em massa da patinação de velocidade masculina. A versão em pista curta, no entanto, nunca contou com a presença do país. Além desses, a Dinamarca nunca competiu em esportes de trenó, no combinado nórdico e no salto em esqui. Uma última curiosidade é que os dois biatletas que já competiram pela Dinamarca, eram groenlandeses.

ESPORTES

Curling: No ano em que o esporte retornou ao ciclo olímpico a Dinamarca conseguiu sua única medalha, a prata com a equipe feminina. A nação possui um time competitivo no esporte, mas enfrenta uma ampla concorrência de países como Canadá, Suécia e Grã-Bretanha.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *