Com atleta olímpica, Brasil disputa Pan-americano de Pentatlo Moderno na Argentina

Isabela Abreu retorna às competições internacionais após Paris 2024 e tem na prova de obstáculos seu principal desafio

Foto: Gaspar Nóbrega/COB
Foto: Gaspar Nóbrega/COB

A seleção brasileira de pentatlo moderno entra em ação a partir desta quinta-feira, 6, para a disputa do Campeonato Pan-americano de Pentatlo Moderno, em Buenos Aires (Argentina). A competição ocorre logo após o encerramento das disputas na categoria júnior, onde o Brasil conquistou três medalhas, uma de cada cor.Formada por seis pentatletas, a delegação nacional tem como principal nome a atleta olímpica Isabela Abreu, que esteve em Paris 2024. Completam a equipe: Matheus Nobre, Victor Aguiar, João Victor Acioly, Rômulo Bandeira e Nicole Faria – os três últimos participaram do Pan Júnior, que terminou no último dia 5.

Para Isabela, o evento marca o retorno ao cenário internacional após 15 meses e representa ainda uma excelente oportunidade de acelerar a adaptação à nova disciplina do pentatlo moderno: os obstáculos.“Além de ser a minha primeira competição internacional pós-Paris, é a segunda vez que disputo uma prova de obstáculos. É tudo muito novo ainda, preciso entender como meu corpo vai reagir, então meu grande objetivo será passar bem por esta prova. Apesar de ser um campeonato importante, para mim acaba tendo um caráter de teste. É claro que não vou encarar desse jeito, mas acho que o aprendizado seguirá por um tempo, até o ano que vem, para depois pensar realmente no alto rendimento”, explicou a atleta curitibana, de 30 anos.

Em Buenos Aires, Isabela está acompanhada por Patrícia Moura, treinadora especializada na prova de obstáculos, que foi incorporada à equipe multidisciplinar da pentatleta em 2025. Para os atletas mais experientes, casos também de Victor Aguiar e Matheus Nobre, a mudança no formato do pentatlo moderno tem exigido maiores cuidados, já que o trio estava habituado a competir no hipismo. Os mais jovens, por sua vez, levam uma vantagem inicial, pois a prova de obstáculos foi testada alguns anos antes pela federação internacional em competições de base.

“Ter a Patrícia ao meu lado me permitirá ver a prova como um todo, analisar o que outros atletas estão fazendo, como eu vou me comportar, entender o que preciso fazer no aquecimento… Muitos pentatletas se aposentaram, eu mesma já estou um pouco mais velha, então vai ser bom conhecer melhor essa garotada. E me coloquei à disposição para competir também no revezamento e ter volume de competição”, disse Isabela.

Para fins de resultado, a competição em Buenos Aires também definirá os campeões sul-americanos de 2025. O regulamento prevê que a pontuação obtida na prova será a mesma para todos os pentatletas, e as colocações finais serão definidas com a exclusão dos participantes de América Central, Caribe e América do Norte.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *