Penúltimo dia de provas no Parapan Junior tem ouros no judô e no halterofilismo

O Brasil soma 55 ouros, 28 pratas e 10 bronzes – 93 pódios no total

As judocas Giovana Garcia (ouro) e Wiliany Costa (prata) fizeram dobradinha no Parapan de Jovens Santiago 2025 | Foto: Alessandra Cabral/CPB
As judocas Giovana Garcia (ouro) e Wiliany Costa (prata) fizeram dobradinha no Parapan de Jovens Santiago 2025 | Foto: Alessandra Cabral/CPB

No nono dia de competições nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025, neste sábado, 8, o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio em duas modalidades: judô e halterofilismo.

Assim, a delegação brasileira mantém a vantagem na liderança do quadro de medalhas ao final do dia. O Brasil soma 55 ouros, 28 pratas e 10 bronzes – 93 pódios no total. Em segundo lugar, aparece a Colômbia, com 48 ouros, 28 pratas e 31 bronzes, totalizando 107 medalhas.

No judô, o sul-matogrossense Gabriel Ferreira conquistou o ouro na categoria, e José Cleberson Palheta ficou com a prata. Já o mineiro Emerson Junio de Aguiar ficou com a medalha de prata na categoria até 81 kg.

A modalidade mais premiada foi o halterofilismo, com sete medalhas. Subiram no lugar mais alto do pódio o mineiro Nycollas Cunha, na categoria até 65kg, a paulista Isabela Marques, na categoria até 73kg, o carioca Samuel da Silva, na categoria até 97kg, e o paulista Lucas Mariano, na categoria até 107kg.

Além deles, o paranaense Murillo Nascimento, na categoria até 72kg, a tocantinense Aline de Carvalho Santos, na categoria até 61kg, e a carioca Mylena Lemos da Silva, na categoria acima de 86kg, conquistaram medalhas de prata para o Brasil.

Três ouros no judô
No judô, o sul-matogrossense Gabriel Ferreira conquistou o ouro na categoria, e José Cleberson Palheta ficou com a prata. Já o mineiro Emerson Junio de Aguiar ficou com a medalha de prata na categoria até 81 kg. 

Entre as mulheres, a carioca Millena Ribeiro conquistou a medalha dourada na categoria acima de 60kg. Já na categoria até 60kg, a cearense Wiliany Costa ficou com a prata, enquanto a paraense Giovana Garcia conquistou o ouro.

A competição, para atletas de 14 a 23 anos, vai de 31 de outubro até 9 de novembro e está sendo disputada em duas regiões do Chile: na metropolitana de Santiago e em O’Higgins, ao sul da capital.

São 120 atletas de até 23 anos que representam o país em 12 modalidades: tiro com arco, bocha, futebol PC (paralisados cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas (5×5 e 3×3) e atletismo.

Vagas em finais no vôlei sentado
A seleção feminina encarou o México na semifinal do torneio e só cedeu três pontos, vencendo por 2 sets a 0, com parciais de 25/3 e 25/0. Agora, o Brasil enfrenta os Estados Unidos na disputa pelo ouro.

No masculino, os brasileiros venceram a Colômbia, também por 2 sets a 0, com parciais de 25/13 e 25/13. A final é contra a Argentina, que bateu a Venezuela na outra semi.

Vitória no futebol para cegos e disputa pelo ouro
Diante da Argentina, no futebol para cegos, o Brasil venceu por 6 a 1 na semifinal da competição e garantiu um lugar na decisão pelo ouro.

Neste domingo, os brasileiros voltam a jogar diante a Colômbia, que bateu o Peru na outra semifinal.

Invencibilidade na bocha
O Brasil atuou quatro vezes neste sábado, 8, na bocha. Na classe BC4, nos pares, foram duas vitórias na fase de grupos: 5 a 1 sobre o México e 5 a 2 sobre a Colômbia.

Também nos pares, mas na classe BC3, a vitória do dia foi sobre os colombianos, por 5 a 2. Na classe BC1/BC2, contra o México, o triunfo foi pelo placar de 6 a 4.

Derrota no futebol PC
O Brasil também entrou em campo na fase semifinal no futebol PC. Encarando o Chile, dono da casa, a Seleção Brasileira foi derrotada por 3 a 1.

Agora, a equipe volta a campo na disputa pelo bronze, diante do México, que foi derrotado na outra semifinal pela Colômbia por 8 a 0.

Confira os resultados de brasileiros no Parapan de Jovens 2025

Halterofilismo
Nycollas Cunha das Graças (homens até 65kg) – ouro
Murillo Nascimento (até 72kg) – prata
Aline de Carvalho Santos (mulheres até 61kg) – prata
Isabela Marques (mulheres até 73kg) – ouro
Mylena Lemos da Silva (acima de 86kg) – prata
Samuel da Silva (homens até 97kg) – ouro
Lucas Bento Mariano (até 107kg) – ouro

Judô
Gabriel Ferreira (até 70kg) – ouro
José Cleberson (até 70kg) – prata
Emerson Junio de Aguiar (até 81kg) – prata
Giovana Garcia (até 60kg) – ouro
Wiliany Costa (até 60kg) – prata
Millena Ribeiro (acima de 60kg) – ouro

Bocha
Brasil 6 x 4 México (bocha equipes BC1/BC2) – fase de grupos
Brasil 5 x 1 México (bocha pares BC4) – fase de grupos
Brasil 5 x 2 Colômbia (bocha pares BC4) – fase de grupos
Brasil 5 x 2 Colômbia (bocha pares BC3) – fase de grupos

Vôlei sentado
Brasil 2 x 0 (25/3 e 25/0) México (feminino) – semifinal
Brasil 2 x 0 (25/13 e 25/13) Colômbia (masculino) – semifinal

Futebol PC
Brasil 1 x 3 Chile (semifinal)

Futebol de cegos
Brasil 6 x 1 Argentina (semifinal)

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do futebol de cegos, do vôlei sentado, da bocha, do judô e do halterofilismo.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Comments

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *