COI deve proibir atletas trans em todas as competições femininas

Proibição deve acontecer já em 2026

Foto: AP
Foto: AP

O Comitê Olímpico Internacional (COI) deu um passo importante para a implementação de uma proibição total de mulheres transgênero em categorias femininas de todos os esportes.

A presidente do COI, Kirsty Coventry, prometeu implementar a política como parte de sua campanha eleitoral e criou um grupo de trabalho para a proteção do esporte feminino.

O COI afirmou que a revisão “continua suas discussões sobre o tema e nenhuma decisão foi tomada ainda”.

No entanto, após uma apresentação de seu chefe médico, fontes disseram à BBC Sport que a proibição provavelmente será implementada em 2026.

As chances de uma mudança semelhante na abordagem em relação a atletas com diferenças no desenvolvimento sexual (DSD) são consideradas menos claras.

Na semana passada, a diretora médica e científica do COI, Dra. Jane Thornton, atualizou os membros enquanto a organização analisa os detalhes da possível mudança.

Conforme noticiado inicialmente pelo The Times, ela revelou que as conclusões iniciais da revisão científica sugerem que atletas nascidos homens mantêm vantagens fisiológicas, mesmo após a redução dos níveis de testosterona, alimentando as expectativas de uma nova política.S

Segundo a BBC Sport, é improvável que uma proibição geral seja implementada a tempo para os Jogos Olímpicos de Inverno de fevereiro na Itália, mas poderá ser adotada antes dos Jogos de Los Angeles em 2028.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *