Jannik Sinner agora depende de conterrâneo Lorenzo Musetti para impedir consolidação de Alcaraz no topo do ranking.
Os italianos presentes na Inalpi Arena, em Turim, podem não ter gostado do resultado que deixa Jannik Sinner em situação difícil, mas com certeza assistiram a um belo jogo de tênis entre o espanhol Carlos Alcaraz, número 01 do ranking mundial e o americano Taylor Fritz, #6 do mundo.
O ATP Finals reúne na capital do Piemonte os oito melhores tenistas do ano, mas a subtrama da batalha entre Alcaraz e Sinner pelo topo do ranking é, talvez, mais interessante que o próprio torneio em si.
Isso porque, o espanhol que retomou nesta segunda (10) a liderança do circuito, precisava ganhar, ao longo do torneio, apenas três partidas para consolidar a posição. Já o dono da casa, o italiano Jannik Sinner, precisa ser campeão e torcer para que Alcaraz não vença essas três partidas.
A esperança do italiano esteve em alta no primeiro set da partida da sessão vespertina desta terça (11). Após break point do espanhol, Fritz devolveu a quebra de serviço e levou a parcial para o tie break. O americano conquistou um minibreak ao fazer 2 a 0, e abriu vantagem, fechando o desempate em 7 a 2.
Alcaraz logo tratou de botar água no chope (ou no vinho) da torcida e do jogador italianos e empatou a partida ao vencer em 7 a 5 a segunda parcial, com break no último serviço de Taylor Fritz. No último e derradeiro set, a quebra veio mais cedo: no sexto game. Alcaraz fez 4 a 2 na parcial e não perdeu a chance de fechar o set e a partida em 6/3 na terceira passagem.
“The making of the perfect player” by @carlosalcaraz 🎨 #NittoATPFinals pic.twitter.com/XRK5JlrmyS
— ATP Tour (@atptour) November 11, 2025
Com o resultado, resta a Sinner torcer pela vitória de seu compatriota Lorenzo Musetti na terceira e última rodada da fase de grupos. O mesmo Musetti derrotou por 2 sets a 1 o australiano Alex de Minaur, na sessão noturna do torneio. Aí, sim, para alegria da torcida italiana. Foram 7/5 nos primeiro e terceiro set, contra 6/3 do australiano no set do meio.
Na rodada final, além de Alcaraz versus Musetti, ainda medem força Taylor Fritz e Alex de Minaur. Mesmo com a segunda derrota, De Minaur ainda tem chances de se classificar para as semifinais da competição.
Com duas vitórias, quem está em melhor situação é, justamente, Alcaraz. Além da briga pelo #1, ele luta pelo seu primeiro título de Finals, para repetir os feitos de Manuel Orantes, em 1976, e Alex Corretja, em 1998. As lendas Rafael Nadal e Juan Carlos Ferrero, treinador de Alcaraz, não conquistaram o troféu.












