Sports20 e Coalizão de Artes Marciais anunciam iniciativa que beneficiará mais de 40 organizações e reforça protagonismo brasileiro na agenda climática
Em tempos de COP30, o Brasil ganhou um projeto global que une sustentabilidade e esporte. Nesta quarta-feira, dia 12, no Rio de Janeiro, foi lançada oficialmente a parceria entre a Sports20 e a Coalizão de Artes Marciais para o Desenvolvimento Sustentável (MCS), duas organizações internacionais que conectam a agenda global de desenvolvimento sustentável à realidade cotidiana de praticantes e instituições esportivas em todo o mundo. A iniciativa beneficiará milhares de pessoas de mais de 50 entidades, entre elas 12 do Brasil, incluindo projetos de base, federações, clubes, escolas e instituições sociais.
A parceria marca a união de dois movimentos globais que utilizam o esporte como impulsionador do desenvolvimento sustentável: a Sports20, grupo independente de engajamento do G20 sediado na Alemanha, e a Coalizão de Artes Marciais para o Desenvolvimento Sustentável, rede internacional comprometida com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“É uma grande honra para a Sports20 estabelecer essa parceria com a Coalizão de Artes Marciais para o Desenvolvimento Sustentável. O esporte é um grande meio de conectar pessoas e é por isso que estamos aqui. A sustentabilidade tem que estar no centro de tudo e não como algo periférico. Por isso, esta parceria busca aproximar os ODS da ONU da realidade das comunidades, aproveitando a linguagem universal do esporte para promover inclusão e impulsionar mudanças sustentáveis”, afirmou Tanja Ferkau, fundadora e diretora executiva da Sports20.
O evento de oficialização da parceria, realizado na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira, contou com a presença de representantes de instituições que atuam com educação, inclusão social e ação climática por meio do esporte e teve demonstrações de jovens integrantes de projetos de modalidades como taekwondo, boxe, wrestling e sambo.
Durante o lançamento, lideranças das duas instituições destacaram a importância de levar a agenda global de sustentabilidade para a ponta — onde o impacto ocorre de forma direta na vida das pessoas.
Para o mestre de taekwondo Jadir Figueira, fundador da MCS, o momento é histórico. “Essa iniciativa inédita une dois movimentos globais que utilizam o esporte como motor para o desenvolvimento sustentável. Essa união beneficiará milhares de pessoas globalmente e visa construir uma colaboração de longo prazo aplicando o princípio de sustentabilidade em programas esportivos. A parceria com a Sports20 nos dá escala e estrutura e potencializa nossa missão de lutar por um mundo mais justo e sustentável através do esporte. Obrigado por nos ajudar a transformar a nobreza das artes marciais em uma força global”, destacou Jadir Figueira.
Também estiveram presentes ao lançamento da parceria o presidente da Confederação Brasileira de Sambo, Marcelo Capano, e a medalhista de bronze no wrestling nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2022, Gracyenne Helena, que integra a MCS por meio de seu projeto Do Morro ao Pódio, voltado para o desenvolvimento de jovens atletas em comunidades.
“Já existe uma conexão muito profunda entre artes marciais, natureza e educação climática. Isso faz parte da essência destas práticas. Muitos estilos são baseados em elementos da natureza, formas e movimentos. Então é fundamental que a gente utilize o poder das artes marciais para falar de desenvolvimento sustentável, sobretudo ações climáticas. Sabemos que temos diversos desafios como sociedade, sobretudo nas favelas e comunidades carentes, por isso é de fundamental importância utilizarmos a força das artes marciais e dos esportes de combate para conscientizar e educar”, disse Danilo Malafaia, professor de Taekwondo e cofundador da Coalizão de Artes Marciais para o Desenvolvimento Sustentável.
Após o ato no Parque Madureira, representantes das organizações seguiram para Belém (PA), onde participam da COP30 e de reuniões com lideranças globais, reforçando o papel do Brasil como protagonista na integração entre esporte, sustentabilidade e inclusão social.
Entre os próximos passos, está a implementação do Sports20 Framework, um guia estratégico desenvolvido por especialistas internacionais para apoiar organizações esportivas na avaliação e melhoria contínua de sua performance em sustentabilidade. O modelo será adotado pelas entidades membro da MCS, fortalecendo ações locais com visão global.
Sobre a SPORTS20
A SPORTS20 é uma plataforma colaborativa sem fins lucrativos fundada em 2023 como um Grupo de Engajamento independente do G20. Sua missão é impulsionar a transformação sustentável em todo o mundo, explorando o potencial do esporte como catalisador de mudanças sociais e ambientais.
Por meio de parcerias e projetos sólidos, a SPORTS20 conclama governos, empresas privadas e representantes esportivos dos países do G20 a definirem caminhos concretos para a implementação dos ODS. Além disso, oferece a clubes, organizadores de eventos e tomadores de decisão no setor esportivo ferramentas práticas para a ação sustentável.
Sobre a Coalizão de Artes Marciais para o Desenvolvimento Sustentável (MCS)
A MCS é uma coalizão formada por mais de 40 organizações — incluindo iniciativas de base, federações estaduais e nacionais, clubes e ONGs — que utilizam as artes marciais para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Seus membros trabalham em temas como ação climática, igualdade de gênero e inclusão social, usando o esporte como ferramenta de impacto comunitário e global.
A coalizão foi fundada pela Associação Jadir de Taekwondo (AJTKD), uma organização brasileira sem fins lucrativos reconhecida pela ONU por sua liderança em desenvolvimento sustentável por meio do esporte.
O trabalho da AJTKD foi destacado no relatório do Secretário-Geral da ONU “Sport: Catalyst for a Better, Stronger Recovery” e recebeu o BBC Green Sport Award por suas iniciativas ambientais através do Taekwondo.
Desde 2023, a AJTKD também é signatária do pacto global Sports for Nature (https://sportsfornature.org/signatories/), que compromete as organizações esportivas a alinhar suas atividades e operações a ações que reduzam os impactos ambientais e preservem a natureza.
A coalizão foi cofundada por Jadir Figueira e Danilo Malafaia, que lideram a AJTKD e já impactaram milhares de crianças e jovens de comunidades vulneráveis do Rio de Janeiro, integrando o treinamento em artes marciais à educação em sustentabilidade e aos ODS.











