A África nunca recebeu os Jogos Olímpicos
A África do Sul planeja se candidatar aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2036 ou 2040, anunciou o governo nesta quinta-feira, com o objetivo de trazer um dos maiores eventos esportivos do mundo para a África pela primeira vez.
O país foi o primeiro no continente a sediar a Copa do Mundo de futebol em 2010.
“A África do Sul manifesta sua intenção de se candidatar aos Jogos Olímpicos de 2036 e 2040”, disse a ministra da Presidência, Khumbudzo Ntshavheni, em uma coletiva de imprensa.
Ela afirmou que Pretória iniciou um “diálogo contínuo com o Comitê Olímpico Internacional”, liderado desde junho pela zimbabuana Kirsty Coventry.
Trata-se de um “engajamento preliminar e exploratório, fundamental para avançar na intenção da África do Sul de se candidatar ao direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, disse Ntshavheni, sem especificar a possível cidade-sede.
A Cidade do Cabo havia se candidatado para sediar os Jogos de 2004, que acabaram sendo escolhidos por Atenas em uma votação realizada em 1997.
Ntshavheni afirmou que a África do Sul não precisaria de investimentos significativos para melhorar a infraestrutura já existente.
“Mesmo que nos oferecessem os Jogos amanhã, o gabinete está confiante de que seríamos capazes de sediá-los com nossas instalações”, disse ela.
Em uma visita à África do Sul em outubro de 2024, o ex-presidente do COI, Thomas Bach, afirmou que o país tinha “a estabilidade, a infraestrutura e a visão para sediar uma Olimpíada”.
Dakar, no Senegal, será a primeira cidade do continente a sediar os Jogos Olímpicos da Juventude, de 31 de outubro a 14 de novembro de 2026.
Os próximos Jogos Olímpicos de Verão serão realizados em Los Angeles, em 2028, e os Jogos de 2032 foram concedidos a Brisbane, na Austrália.
Em outubro, os eleitores de Munique aprovaram um plano para a candidatura da cidade para sediar os Jogos Olímpicos de Verão em 2036, 2040 ou 2044. A cidade alemã sediou os Jogos pela última vez em 1972.
A África do Sul tem investido fortemente em eventos esportivos internacionais e se candidatou para sediar um Grande Prêmio de Fórmula 1 em seu histórico circuito de Kyalami, perto de Joanesburgo, a partir de 2027.
A economia mais industrializada da África também é a principal organizadora da Copa do Mundo de Críquete Masculina de 2027.












Comments