Jovem brasileira conquista o primeiro triunfo da carreira em copas Billie Jean sêniores e Brasil abre 1×0 sobre Portugal
A jovem Naná Silva, de apenas 15 anos, estreou na Copa Billie Jean King Cup (BJKC) adulta e conquistou a primeira vitória da carreira no torneio adulto na última sexta-feira (14). Silva bateu a portuguesa Matilde Jorge por 7/5 6/4 e marcou o primeiro ponto do Brasil no grupo E da fase de playoffs da competição que também tem a Austrália, país-sede que manda os jogos em Hobart. Mais tarde, Laura Pigossi joga o segundo jogo de simples e Stefani/Martins completam o dia nas duplas.
O Brasil foi à Austrália com time alternativo formado por Laura Pigossi, Ana Candiotto, Luisa Stefani, Ingrid Martins e a jovem Naná Silva. O time está desfalcado das tenistas Beatriz Haddad Maia e Carol Alves, atletas recorrentes no time brasileiro. A equipe disputa a fase de playoff, equivalente a terceira divisão, e busca superar Austrália e Portugal para retornar à fase de Qualifiers, última barreira antes do Finals.
Em grande fase no cenário do tênis, Naná competiu na BJKC júnior (sub-16) na última semana e teve jornada exaustiva com jogos de simples e duplas no Chile. A jovem tenista viajou direto para a Austrália e, afetada pelo fuso horário e o pouco descanso, treinou com a equipe nacional antes de iniciar a campanha do Brasil em Hobart.
Naná estreou contra a portuguesa Matilde Jorge, atual top-260 do mundo, com o objetivo de buscar o primeiro ponto do Brasil no grupo E. A brasileira que tem 15 anos jogou como “gente grande” e derrotou a rival, que pediu atendimento médico no ombro no segundo set, por 2 a 0.
No primeiro set, Naná salvou 5 de 6 pontos de quebra de saque e furou o serviço da rival em duas de cinco oportunidades. No segundo e terceiro games, cada tenista evitou três chances de quebra de saque. Após a partida empatar em 5/5, a brasileira salvou o próprio serviço duas vezes no décimo primeiro game e anotou 6/5, em seguida Silva perdeu ponto do set e fechou a conta em 7/5 e 1×0.
A segunda parical começou com Naná abrindo 2/0 e Matilde empatou em 2/2 em seguida. As tenistas confirmaram serviços até a partida empatar em 4/4, a brasileira venceu os dois games finais e derrotou a rival por 6/4 e 2×0.










