Laurinha superou Francisca Jorge por duplo 6/4 e a dupla brasileira derrotou Ines Murta e Angelina Voloshchuck por 6/1 4/6 6/3
O Brasil consolidou vitória sobre Portugal por 3 a 0 na segunda rodada do grupo E da fase de playoffs da Billie Jean King Cup (BJCK), neste sábado (15), com triunfos de Laura Pigossi sobre Francisca Jorge por duplo 6/4 e de Luisa Stefani e Ingrid Martins contra Murta/Voloshchuck por 6/1 4/6 6/3.
Na partida de abertura da chave realizada em Hobart, Austrália, Naná Silva superou Matilde Jorge. A equipe azul e amarela busca surpreender as donas da casa, entre esse sábado e o domingo (16), para voltar a fase de Qualifiers do torneio de seleções.
O time brasileiro estreou com pé direito na BJCK ao derrotar a equipe portuguesa por 3 a 0. O Brasil empata com a Austrália com uma vitória cada, mas está atrás na classificação por ter perdido um set, diferente das oceânicas que venceram as partidas em parciais diretas.
A definição do grupo E será entre as duas melhores seleções da chave – Brasil e Austrália – e quem levar a melhor vai se classificar para o Qualifiers da BJCK, última barreira antes do Finals, enquanto a equipe perdedora vai ser rebaixada, assim como Portugal, para o grupo I zonal. A vitória por 3 a 0 ou 2 a 1 classifica o Brasil, porém o mesmo vale para as australianas.
O Brasil abriu 1×0 com vitória inédita de Naná Silva na estreia em torneios adultos da BJCK. Em seguida, Laura Pigossi sobreviveu a partida recheada de breaks de saque contra a portuguesa Francisca Jorge. Ao todo, foram seis para a brasileira e quatro para a rival. Laura superou a Francisca por duplo 6/4 e garantiu o triunfo brasileiro sobre a equipe europeia. No segundo set, Pigossi chegou a ficar 2/4 atrás, mas ganhou quatro games seguidos para superar Francisca.
Fechando o dia, Luisa Stefani e Ingrid Martins superaram Inês Murta e Angelina Voloshchuk por 6/1 4/6 6/3 e concluíram a série em 3 a 0. No primeiro set, as brasileiras chegaram a perder quatro pontos da vitória na parcial antes da vitória por 6/1. No segundo período, as portuguesas quebraram Stefani e Ingrid no nono game e fecharam o set 6/4 para empatar em 1×1. Luisa e Ingrid quebraram o serviço das rivais no quarto game do terceiro set e administraram a vantagem para anotarem 6/3 e 2×1.











