Chuva, notas dentro dos 90 pontos e viradas marcaram final do park masculino no STU
A semifinal do park masculino brasileiro no STU Pro Tour Rio de Janeiro apresentou uma batalha épica entre os principais skatistas do mundo. Neste sábado (15), Pedro Barros e Augusto Akio venceram baterias com notas além dos 90 pontos, enquanto Gui Khury e Luigi Cini também furaram a bolha do “9 gang”, mas foram superados em baterias de tirar o fôlego. O japonês Issei Sakurai e o estadunidense Tate Carew também estão na finalíssima.
O japinha Augusto Akio só precisou da primeira de três tentativas para anotar a linha vencedora de 91.21 na bateria 1 da semi do park. O brasileiro superou o estadunidense Tate Carew, que também avançou à final, por 1.07 pontos. Nas demais posições do heat, o sueco Hampus Wimberg (89.06) e o estadunidense Collin Graham (83.90), foram eliminados.
Em seguida, Pedro Barros e Luigi Cini protagonizaram bateria afetada por chuva e paralisação. Os skatistas anotaram as duas maiores notas da bateria 2 com Barros atingindo 91.65 e Cini cravando 90.00 pontos. Pedro conquistou a nota vencedora na sua última tentativa, após pausa causada pela chuva, ultrapassando Luigi. Pedro Carvalho, quem Barros afirmou que poderia ter vencido a bateria com a última volta realizada pelo colega, fechou a campanha com 89.25 e o italiano Ivan Federico ficou em último com 82.65.
Pedro Barros comentou sobre o alto nível da prova e como a idade do skatista de 30 anos está afetando a evolução na pista, “o nível do skate evoluiu muito. A minha volta, por exemplo, ganharia qualquer campeonato 10 anos atrás. E hoje não é mais a realidade. Olha o nível dessa semifinal que a gente viu acontecer! Poder participar disso sempre foi um sonho também, porque, quando era bem mais novo, parecia supostamente um pouco mais fácil. Mas gostamos de desafios. Estou feliz e realizado porque voltei a dar um rolê que me satisfez internamente.”
“Tive que me superar. Quebrei o shape no aquecimento, todos me ajudaram ali, arrumaram um outro e entrei na pista também para retribuir essa energia que eles me passaram. Queria mostrar mesmo o que todos fazem pelo skate e para o skate, que carrega uma característica do esporte que é muito importante: a brincadeira, a diversão. Todos que estão competindo são grandes amigos. Um dos caras que vai estar na final amanhã comigo montou esse skate que andei e me ajudou a avançar. Isso é genuíno”, finalizou.
Na bateria 3, os japoneses Issei Sakurai, grande vencedor do heat, e Yuro Nagahara, terceiro colocado ao final das 12 voltas combinadas, buscaram os dois últimos lugares para a final do próximo domingo (16) contra as jovens estrelas locais Gui Khury e Kalani Konig.
Khury abriu a disputa com volta épica de 90.00 pontos e liderou momentaneamente a bateria. Na segunda tentativa para cada skatista, Issei e Yuro superaram Gui, que sofreu queda e pontuou baixo, com notas de 92.33 e 90.58, respectivamente. Após nova pausa rápida por motivos de chuva, Khury viu os rivais manterem as notas prévias como as maiores e “roubou” a vice-liderança do heat de Yuro com linha de 91.00. Na última posição, Konig entrou no 9gang com nota de 90.06, mas não subiu na tabela.











