Akio, Barros, Cini e Khury avançam para a decisão do park masculino em semi épica no STU Pro Tour Rio de Janeiro

Chuva, notas dentro dos 90 pontos e viradas marcaram final do park masculino no STU

Julio Detefon / STU
Julio Detefon / STU

A semifinal do park masculino brasileiro no STU Pro Tour Rio de Janeiro apresentou uma batalha épica entre os principais skatistas do mundo. Neste sábado (15), Pedro Barros e Augusto Akio venceram baterias com notas além dos 90 pontos, enquanto Gui Khury e Luigi Cini também furaram a bolha do “9 gang”, mas foram superados em baterias de tirar o fôlego. O japonês Issei Sakurai e o estadunidense Tate Carew também estão na finalíssima.

O japinha Augusto Akio só precisou da primeira de três tentativas para anotar a linha vencedora de 91.21 na bateria 1 da semi do park. O brasileiro superou o estadunidense Tate Carew, que também avançou à final, por 1.07 pontos. Nas demais posições do heat, o sueco Hampus Wimberg (89.06) e o estadunidense Collin Graham (83.90), foram eliminados.

Em seguida, Pedro Barros e Luigi Cini protagonizaram bateria afetada por chuva e paralisação. Os skatistas anotaram as duas maiores notas da bateria 2 com Barros atingindo 91.65 e Cini cravando 90.00 pontos. Pedro conquistou a nota vencedora na sua última tentativa, após pausa causada pela chuva, ultrapassando Luigi. Pedro Carvalho, quem Barros afirmou que poderia ter vencido a bateria com a última volta realizada pelo colega, fechou a campanha com 89.25 e o italiano Ivan Federico ficou em último com 82.65.

Pedro Barros comentou sobre o alto nível da prova e como a idade do skatista de 30 anos está afetando a evolução na pista, “o nível do skate evoluiu muito. A minha volta, por exemplo, ganharia qualquer campeonato 10 anos atrás. E hoje não é mais a realidade. Olha o nível dessa semifinal que a gente viu acontecer! Poder participar disso sempre foi um sonho também, porque, quando era bem mais novo, parecia supostamente um pouco mais fácil. Mas gostamos de desafios. Estou feliz e realizado porque voltei a dar um rolê que me satisfez internamente.”

“Tive que me superar. Quebrei o shape no aquecimento, todos me ajudaram ali, arrumaram um outro e entrei na pista também para retribuir essa energia que eles me passaram. Queria mostrar mesmo o que todos fazem pelo skate e para o skate, que carrega uma característica do esporte que é muito importante: a brincadeira, a diversão. Todos que estão competindo são grandes amigos. Um dos caras que vai estar na final amanhã comigo montou esse skate que andei e me ajudou a avançar. Isso é genuíno”, finalizou.

Na bateria 3, os japoneses Issei Sakurai, grande vencedor do heat, e Yuro Nagahara, terceiro colocado ao final das 12 voltas combinadas, buscaram os dois últimos lugares para a final do próximo domingo (16) contra as jovens estrelas locais Gui Khury e Kalani Konig.

Khury abriu a disputa com volta épica de 90.00 pontos e liderou momentaneamente a bateria. Na segunda tentativa para cada skatista, Issei e Yuro superaram Gui, que sofreu queda e pontuou baixo, com notas de 92.33 e 90.58, respectivamente. Após nova pausa rápida por motivos de chuva, Khury viu os rivais manterem as notas prévias como as maiores e “roubou” a vice-liderança do heat de Yuro com linha de 91.00. Na última posição, Konig entrou no 9gang com nota de 90.06, mas não subiu na tabela.

Matheus Maia

Matheus Maia

Jornalista esportivo, longboarder nas horas vagas e carioca de 27 anos. Escrevo sobre tênis, vôlei, canoagem e muito mais. Surtado desde 2023. Contato: maia.matheusvb@gmail.com.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *