As Filipinas irão pra sua 7ª participação.
Sigla: PHI
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira Participação olímpica – Sapporo 1972
Maior medalhista olímpico: –
As Filipinas foram o primeiro país tropical a participar em jogos de inverno, levando dois esquiadores alpinos em Sapporo 1972. Os primos Juan Cipriano e Ben Nanasca competiram nos eventos do slalom e slalom gigante, mas apenas Ben conseguiu completar um evento (slalom gigante), ficando em 42º entre 48 concludentes. O país voltou a competir em 1988, com Raymond Ocampo terminando em 35º e penúltimo lugar no luge masculino. Quatro anos depois, Michael Teruel ficou em 49º no slalom masculino.
(Para ver outros países clique aqui:)
A nação só voltaria a competir em Sochi 2014, quando novamente fez história ao se tornar a primeira nação tropical a classificar um patinador artístico para as olimpíadas. Michael “Mikee” Martinez teve uma apresentação regular e classificou-se à final, onde terminou em 19º lugar, o melhor resultado filipino em olimpíadas de inverno. As Filipinas nunca conseguiram classificar uma mulher para representar o país.
ESPORTES
Patinação artística: A modalidade trouxe o melhor resultado filipino, o 19º lugar de Michael Martinez no individual masculino em Sochi 2014. Apesar de possuir apenas duas participações olímpicas nesta modalidade, as Filipinas sempre estão na disputa pela classificação aos jogos, mas as vagas são muito limitadas.
Patinação de velocidade em pista curta: Jovem de apenas 18 anos, Peter Groseclose já desponta como jovem promessa na modalidade. Ele ficou em 5º nos 500 m. masculino nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em Gangwon 2024.











