Alexandre Galgani é o primeiro Paratleta Brasileiro a conquistar o 1° lugar do Ranking Mundial de Tiro Esportivo

Galgani tirou o 3º. lugar na categoria carabina ar 10m deitado, no Al Ain 2025 WSPS World Cup

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O atleta paralímpico de Tiro Esportivo, Alexandre Galgani, alcançou o 1° lugar do ranking mundial de tiro paralímpico. Esse importante feito foi conquistado com os resultados obtidos na Al Ain 2025 WSPS World Cup de Tiro Adaptado (IPC), realizada nos Emirados Árabes de 25 de outubro a 5 de novembro.

Na Al Ain 2025 WSPS World Cup, considerada uma das principais competições internacionais da modalidade, ao lado das Paralimpíadas, do Campeonato Mundial e do Parapanamericano, Galgani ficou em 3º. lugar na categoria carabina ar 10m deitado. Ele também bateu seu próprio recorde nessa categoria, além do recorde brasileiro.

Além de estar em 1° lugar do Ranking Mundial na categoria R5 Carabina Ar Deitado 10m, Galgani também está em 1° lugar no Ranking das Américas nas categorias R4 Carabina ar de pé 10m, R5 Carabina ar deitado 10m e R9 .22Lr Deitado 50m. O atleta detém recordes brasileiros em todas as categorias que já participou.

“Esse foi mais um passo importante nessa jornada que exige entrega, foco e superação diária. Cada resultado é fruto de muito treino, dedicação e amor pelo que faço”, afirma o atleta que faz parte do Team TAURUS CBC.

Além de ser o primeiro atleta brasileiro a ganhar a medalha paralímpica no tiro esportivo, nos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024, Alexandre Galgani também é o primeiro atleta do tiro paralímpico brasileiro a ficar em primeiro lugar no ranking mundial em provas paralímpicas.

História de superação

Alexandre Augusto Galgani é atleta paralímpico de Tiro Esportivo classe SH2 desde 2013, quando conheceu o treinador da Seleção Brasileira, James Neto, profissional que contribuiu para iniciar sua rotina de treinos, ao lado de seu pai, Sérgio Galgani, que foi o seu maior incentivador. Alexandre foi o único atleta brasileiro a representar o país na modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Entre suas principais conquistas, constam bronze na Copa do Mundo de Fort Benning (EUA/2016), prata e ouro no Aberto Internacional de Cali (Colômbia), prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, Peru, prata na etapa de Al Ain da Copa do Mundo 2019, nos Emirados Árabes, ouro e prata nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago (Chile/2023), bronze no Mundial de Lima (Peru/2023); prata nos Jogos Paralímpicos de Paris e ouro na etapa da Índia da Copa do Mundo 2024.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *