Parada das Nações – Geórgia

A Geórgia vai pra sua 9ª participação.

Geórgia

Sigla: GEO

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Lillehammer 1994

Maior medalhista olímpico: 

A Geórgia estreou em Lillehammer 1994 com cinco atletas em três esportes diferentes, já obtendo o 17º lugar nas duplas masculinas no luge com Levan Tibilov/Kakha Vakhtangishvili. O resultado é o melhor da modalidade para o país até hoje. Mas infelizmente, o luge georgiano é mais lembrado por um dos episódios mais tristes de todos os jogos olímpicos, ocorrido anos depois. Em Vancouver 2010, o georgiano Nodar Kumaritashvili, na época com 21 anos, morreu ao bater em um pilar de suporte de aço a mais de 140 km/h durante o treinamento oficial. O acidente fatal ocorreu no dia da cerimônia de abertura.

PARADA DAS NAÇÕES – FINLÂNDIA

(Para ver outros países clique aqui:)

Além do luge, os georgianos já competiram no esqui alpino, no salto em esqui e na patinação artística, obtendo como melhores resultados os 14º (1998), 50º (1994) e 6º (2022) lugares respectivamente. A primeira mulher a competir pela nação em uma olimpíada de inverno foi Sofia Akhmeteli, no slalom do esqui alpino em Nagano 1998. Ela, no entanto, foi desqualificada ao não passar por um dos portões.

Na última edição, realizada em Pequim 2022, a Geórgia levou sua maior delegação, composta por nove atletas. Dentre eles, Saba Kumaritashvili, primo de Nodar, que competiu no individual masculino do luge e ficou na 31º posição. Saba mostrou que o amor pelo esporte segue vivo em sua família.

ESPORTES

Patinação artística: A Geórgia costuma se classificar para eventos da patinação artística. Em Pequim 2022, pela primeira vez qualificou-se para todos os eventos, podendo assim participar na disputa por equipes, em que o 6º lugar é até hoje o melhor resultado da nação em olimpíadas de inverno. Em 2026, a Geórgia novamente competirá no evento por equipes.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *