O mestre foi o esloveno Vladimir Kevo, treinador de campeão olímpico, auxiliado diretamente por Montanha, treinador brasileiro e atleta olímpico; o evento terminou neste sábado (22/11), após seis dias de atividades intensas, com a presença de 27 atletas e 20 técnicos e foi aprovado por todos
Os treinadores e atletas que participaram do Camping de Lançamento do Martelo, iniciado na segunda-feira e encerrado no último sábado (22/11), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), aprovaram a iniciativa do Atletismo Brasil. O martelo é uma das provas mais técnicas do atletismo e o curso foi ministrado pelo mestre esloveno da prova Vladimir Kevo, com o apoio direto do treinador Wagner Domingos, o Montanha, para 27 atletas e 20 treinadores brasileiros, vindos de vários clubes e cidades do Brasil.
Foram seis dias dedicados a aprender muito sobre exercícios e lançamento, com correção técnica de atletas, e o planejamento dos treinamentos para uma temporada.
O Camping teve grande aceitação por parte da comunidade. Kevo tem seu trabalho validado por conquistas relevantes, como as do campeão e medalhista olímpico Primoz Kozmus (ouro em Pequim-2008 e prata em Londres-2012) e do finalista olímpico, o pernambucano Wagner Domingos, Montanha, nos Jogos do Rio-2016 – o Brasil não disputava a prova numa Olimpíada desde 1932. Kevo preside o Conselho Técnico da Federação de Atletismo da Eslovênia (AZS) desde 2016.
“Foi muito interessante e de grande aprendizado. O Montanha passou uma experiência que vai da base ao alto rendimento, sem palavras sobre a experiência do Vladmir Kevo e muito bom ter esse grupo de treinadores e treinadoras – foram seis treinadoras participando -, algo extremamente valioso”, afirmou Elisângela Adriano, campeã pan-americana do lançamento do disco (Winnipeg-1999), criadora e coordenadora do IEMA-SP, equipe de São Caetano do Sul que leva seu nome, e presidente do Comitê Feminino da CBAt.
“O Kevo ministrou um camping maravilhoso, ajudando na correção técnica dos atletas, mostrando como monta a planificação do treino, como organiza uma temporada de treinamento. Tenho certeza que a médio prazo a prova vai ter uma grande evolução aqui no Brasil, vamos colher os frutos”, disse o treinador Sidmar Andrigheto Gielow, da Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM/ASSERCAM-PR). “O Montanha também foi bem atuante na clínica, demonstrando exercícios. Ambos explicaram detalhes na execução de exercícios e no movimento técnico de lançamento.”
O trabalho de formação do treinador Sidmar ficou evidenciado no Ibero-Americano Sub-18 2025 – eram cinco os atletas da equipe paranaense nos lançamentos (dardo, disco e martelo)na seleção brasileira.
O pernambucano Wagner Domingos foi quem ‘descobriu’ o caminho até a cidade de Brezice (ESL) e o treinador Vladimir Kevo, em 2009. A partir da sequência de treinos com Kevo levou o Brasil aos Jogos Olímpicos com a prova do martelo. É o recordista brasileiro e sul-americano (78,63 m).
“A gente tentou passar o máximo de conhecimento sobre a prova, desde como fazer os exercícios até a periodização. O Camping atingiu os objetivos e agora a expectativa fica para o que atletas e treinadores tenham um bom desempenho. Quero agradecer ao presidente da CBAt Wlamir Motta Campos, ao Claudio Castilho, a Joana costa, ao Edemar Alves, aos colaboradores Celso e Nádia e a todos que ajudaram. Entra na história do atletismo brasileiro. Que se repitam para a gente evoluir”, disse Montanha.











