Luiza Fullana é campeã de simples do São Paulo Tennis Classic

Fullana e Pedretti conquistam troféu de duplas do ITF W15 de Mogi das Cruzes

Foto: João Pires/ Fotojump
Foto: João Pires/ Fotojump

A brasiliense Luiza Fullana, 24 anos, confirmou o grande momento na carreira e conquistou no domingo (23) o título de simples do São Paulo Tennis Classic – Ano IV, no Kosmos Clube, em Mogi das Cruzes. Este é o quarto título profissional da carreira, todos vencidos no Brasil, e o segundo consecutivo, já que ela venceu o W15 de Criciúma no último domingo. Hoje ela derrotou a argentina Carla Markus em dois sets diretos, com duplo 6/3. 

Com a campanha, Fullana soma 15 pontos no ranking mundial e deve aparecer no ranking WTA desta segunda-feira como 573ª na WTA , além de levar US$ 2.160 de premiação. Em 2025, a brasileira vive sua melhor temporada no saibro, acumulando agora 22 vitórias e 13 derrotas nesta superfície. Para chegar à decisão, Luiza Fullana venceu quatro jogos, inclusive superando a cabeça 1 Thaisa Pedretti e sua algoz do último ano em Mogi, Marie Mettraux(SUI).

A jogadora, que recentemente voltou a treinar em Brasília, agora na sede local da ADK/Play Tennis, voltou ao seu jogo mais agressivo e confirmou também a evolução no plano mental e tático, sustentando a semana com consistência e agressividade nos momentos decisivos.

Emocionada e chorando, Luiza agradeceu o público que veio a semana toda apoiar as brasileiras, o técnico Mario Mendonça que esteve ao seu lado durante a final e falou do que  melhorou nos últimos tempos.

“Acho que o conjunto de coisas que mudei nesse ano me fizeram bem. Voltar para Brasília, ter minha família, amigos por perto, o treinamento com quem me conhece desde que comecei, saber que tenho uma rede de apoio, isso me deixa tranquila para trabalhar”, disse.

O técnico Mario Mendonça concorda. “Ela está com mais clareza do processo, do que tem que ser feito, do trabalho diário e que as coisas vem a seu tempo. Agora é um primeiro passo que ela está dando muito bem”, disse.

Se o ano não foi fácil para Luiza Fullana, a semana foi triste também para Carla. Filha do ex-número 36 do mundo Gabriel Markus, campeão do ATP Tour de Nice em 1992 — ano em que venceu Pete Sampras, Javier Sánchez e Ivan Lendl entre outros grandes nomes do circuito. Gabriel estava em Mogi, mas precisou voltar a Buenos Aires no meio da semana para o funeral de seu pai. Mesmo com a morte do avô, Markus chegou à final do torneio.

Luiza, ao lado de Thaisa Pedretti, vence também nas duplas

O título de duplas ficou nas mãos da parceria principal favorita Luiza Fullana e Thaisa Pedretti, que dividiram US$ 930 e somaram 15 pontos no ranking. Na decisão deste domingo, Fullana e Pedretti derrotaram Najah Dawson e Marjorie Souza por 6/2 6/0.

Luiza finalmente conseguiu levantar o primeiro troféu de duplas após acumular quatro finais em. Já Pedretti, leva para casa o 14º título na modalidade.

“Sensacional ganhar este torneio com a Lu, que seja o primeiro de muitos. A gente se conhece desde pequena, mas quando ela entrou no Tour a gente tem se dado muito bem, jogamos o interclubes juntas e agora estamos aqui com esse título. Muito obrigada a todos,” disse Pedretti.

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *