O objetivo principal do projeto é educar e melhorar a qualidade de vida dos atendidos por meio da prática do Skate
Com o propósito de promover transformação e inclusão social, o Escola Skate Brasil vem oferecendo desde julho aulas gratuitas para crianças e adolescentes da rede de ensino, no contraturno escolar, com idade entre 6 e 14 anos. O projeto adota uma metodologia lúdica, que mescla jogos e brincadeiras, buscando o desenvolvimento integral dos alunos. A iniciativa é viabilizada graças ao apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e patrocínio do Instituto da Motiva, por meio da Motiva Aeroportos e Motiva Trilhos, e da BB Seguros.
“Somos skatistas e sabemos do potencial do Skate para transformar e salvar vidas. Tivemos todo um cuidado na montagem da equipe do Escola Skate Brasil, trazendo pessoas que já atuam e têm experiência com a aprendizagem do Skate e com o social. Queremos promover a inclusão e o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, proporcionando vivências e oportunidades onde todos possam expressar sua essência e encontrar seu lugar no mundo”, destaca Aline Dantas, vice-presidente da CBSk.
O objetivo principal do projeto é educar e melhorar a qualidade de vida dos atendidos por meio da prática do Skate. Para isso os polos contam com uma equipe que integra coordenador, professores de Educação Física e instrutores com amplo conhecimento em ensinar Skate e que também são praticantes da modalidade. A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) começou a operar o projeto em maio, com as aulas iniciando em julho.
“Com isso, a base das aulas é voltada para o desenvolvimento integral do ser humano, em todas as suas dimensões: física, intelectual, emocional e social, formando cidadãos mais completos e conscientes de suas responsabilidades pessoais, sociais e com o mundo. E a metodologia que utilizamos é através de jogos e brincadeiras com Skate, através da utilização de diversos materiais esportivos, todas as nossas atividades propostas são direcionadas para o desenvolvimento integral, unindo a parte lúdica com o conhecimento técnico do Skate”, destaca Cibele Garcia, gerente geral do Escola Skate Brasil.
O Escola Skate Brasil nasceu espalhado por seis cidades brasileiras que foram escolhidas em colaboração com os patrocinadores do projeto. A iniciativa vem sendo operada em estruturas do poder público, abrindo espaço para que crianças em situação de vulnerabilidade social tenham acesso ao esporte. Todo esse trabalho está sendo viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, mecanismo que permite a empresas e pessoas físicas destinarem parte do imposto de renda a iniciativas esportivas.
“O projeto Escola Skate Brasil é um exemplo concreto de como a Lei de Incentivo ao Esporte cumpre sua função de levar oportunidades e inclusão por meio do esporte. Com aulas gratuitas para crianças e adolescentes, o projeto contribui para a formação desses jovens e reforça o compromisso do Ministério do Esporte em democratizar o acesso à prática esportiva em todo o país”, afirma o ministro do Esporte, André Fufuca.
As aulas do Escola Skate Brasil estão sendo oferecidas em Florianópolis (SC), na Escola de Educação Básica América Dutra Machado; Imperatriz (MA), na Escola Municipal Madalena de Canossa; Rio de Janeiro (RJ), na Vila Olímpica Nilton Santos; São Paulo (SP), no Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) São José Paraisópolis; Teresina (PI), na Escola Municipal Deputado Antonio Gayoso; e Salvador (BA), na Escola Municipal Francisco Leite.
As inscrições seguem abertas em todos os polos (clique aqui para mais informações), permitindo que cada vez mais e mais crianças (6 a 14 anos) tenham acesso às aulas, incluindo neuro divergentes que já apresentam melhora importante ao longo dos primeiros meses de contato com a prática do Skateboarding. No total, mais de 560 crianças já passaram pelas aulas.
“Ao levar o skate para crianças e jovens, estamos proporcionando um espaço de inclusão, aprendizado e desenvolvimento pessoal que vai muito além das aulas. O projeto cria um ambiente no qual eles podem desenvolver habilidades como disciplina, confiança e trabalho em equipe — aspectos que terão um impacto positivo em todas as áreas de suas vidas. O patrocínio do Instituto Motiva e o apoio de todos os parceiros são fundamentais para que iniciativas como essa continuem a florescer e alcançar cada vez mais pessoas pelo Brasil”, afirma Renata Ruggiero, presidente do Instituto Motiva.
“O Escola Skate Brasil demonstra como o esporte pode ser um instrumento poderoso de inclusão e desenvolvimento para crianças em diferentes realidades sociais. Apoiar essa iniciativa significa ampliar o acesso a experiências que estimulam a criatividade, a convivência e o aprendizado, em ambientes seguros e acolhedores. É gratificante ver como o Skate se transforma em uma oportunidade de formação integral, que vai além da prática esportiva e contribui para o fortalecimento de valores importantes para a vida em comunidade”, diz Andréa Gama, Superintendente Executiva de Marketing da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.











