Parada das Nações – Índia

A Índia vai pra sua 12ª participação.

Índia

Sigla: IND

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Innsbruck 1964

Maior medalhista olímpico: 

A estreia do país mais populoso do mundo em jogos de inverno se deu em Innsbruck 1964, quando Jeremy Bujakowski, um polonês que obteve nacionalidade indiana, competiu pela Índia no downhill masculino do esqui alpino. Na ocasião, ele não completou a prova. Quatro anos depois, Jeremy voltou a competir no esqui alpino nos eventos de slalom, slalom gigante e downhill. Sua melhor colocação foi o 53º lugar no downhill. A Índia só voltaria a competir em Calgary 1988, levando três atletas no esqui alpino. A edição marcou a estreia feminina com Shailaja Kumar, que obteve o melhor resultado indiano no esqui alpino até hoje, um 28º lugar no slalom.

PARADA DAS NAÇÕES – HONG KONG

(Para ver outros países clique aqui:)

A Índia ainda participaria em Albertville 1992, mas foi em Nagano 1998 que houve a estreia do maior expoente indiano no inverno. Shiva Keshavan tinha somente 16 anos quando estreou no luge e participou de seis olimpíadas, tendo uma longeva carreira de 20 anos. Seu 25º lugar nas olimpíadas de Turim 2006 é até hoje o melhor resultado indiano em jogos de inverno. A edição de Turim marcou também o recorde da delegação indiana: 4 atletas, sendo dois no esqui alpino, um no esqui cross-country e um no luge.

ESPORTES

Esqui alpino: É o esporte com mais aparições indianas, mas com resultados modestos. O melhor resultado na modalidade ocorreu em Calgary 1988 com o 28º lugar de Shailaja Kumar no slalom feminino. Ela também foi a primeira mulher a competir pela Índia em esportes de inverno.

Luge: Menção honrosa a Shiva Keshavan, seis vezes atleta olímpico, mas atualmente aposentado. Ele tem trabalhado para desenvolver o esporte em seu país e um novo talento indiano pode surgir pelas mãos dele.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *