Parada das Nações – Irã

O Irã vai pra sua 13ª participação.

Irã

Sigla: IRI

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Cortina d’Ampezzo 1956

Maior medalhista olímpico: 

O Irã estreou em jogos de inverno em Cortina d’Ampezzo 1956, com três atletas masculinos no esqui alpino. Por outro lado, as mulheres iranianas só estrearam mais de cinquenta anos depois, em Vancouver 2010, com a esquiadora alpina Marjan Kalhor sendo a pioneira. Na ocasião, ela ficou em 55ª no slalom e em 60ª no slalom gigante.

PARADA DAS NAÇÕES – ÍNDIA

(Para ver outros países clique aqui:)

O Irã levaria sua maior delegação – composta de cinco atletas, sendo três homens e duas mulheres – quatro anos depois, em Sochi 2014. Este ano marcou a estreia feminina no esqui cross country com Farzaneh Rezasoltani debutando e o empate do melhor resultado no esqui alpino com o 30º lugar obtido por Mohammad Kiadarbandsari no slalom masculino. Nesta mesma prova em Nagano 1998, Hassan Shemshaki também obteve o 30º lugar e estas são até hoje as melhores colocações iranianas em jogos de inverno. Esqui alpino e esqui cross-country são os únicos esportes que já tiveram representação do país.

ESPORTES

Esqui alpino: Responsável pela maior parte das participações iranianas e das melhores colocações do país até hoje, a saber, os 30º lugares obtidos por Hassan Shemshaki e Mohammad Kiadarbandsari em Nagano 1998 e Sochi 2014, respectivamente. Ambos na disciplina do slalom masculino.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *