Lucas Koo encerra sua participação na Turnê Mundial de Patinação de Velocidade em Pista Curta

Brasileiro não tem mais chances de conseguir classificação olímpica para Milão-Cortina 2026.

Lucas Koo / Reprodução: Instagram
Lucas Koo / Reprodução: Instagram

Era difícil, mas garra e torcida não faltaram. Infelizmente, Lucas Koo não conseguiu a tão sonhada vaga olímpica e adia em mais quatro anos o sonho de ser o primeiro brasileiro a disputar uma olimpíada na modalidade. Entenda como foi a disputa.

Entre os dias 27 a 30 de novembro de 2025 está sendo disputado em Dordrecht, nos Países Baixos, a quarta e última etapa da Turnê Mundial de Patinação de Velocidade em Pista Curta. O evento contou com a presença do brasileiro Lucas Koo nas distâncias de 500 m., 1.000 m. e 1.500 m. masculinos.

Nos 500 m. Koo ficou em terceiro em sua bateria nas preliminares com o tempo de 41s.946, resultado que o jogou para a repescagem. Nela, Lucas venceu sua bateria e ganhou sobrevida na competição. Na fase seguinte, a repescagem das quartas de final, apesar de fazer seu melhor tempo do dia, Lucas ficou em quinto, sendo eliminado. Seu desempenho lhe rendeu a 33ª colocação geral. Somando as outras etapas e descartando o pior resultado, Lucas obteve ao todo 195 pontos na corrida olímpica, porém o último atleta com vaga já possui mais de 500.

Nos 1.000 m. Koo passou das preliminares após a direção da prova entender que ele havia sido atrapalhado por um competidor enquanto liderava a prova. Na fase seguinte, a primeira eliminatória, Lucas novamente foi atrapalhado por um competidor, mas desta vez a direção de prova não entendeu assim e não o promoveu, terminando Lucas sem tempo e indo pra repescagem. Na repescagem Lucas ficou em segundo em sua bateria com o tempo de 1min:28seg.613, insuficiente para avançar. Seu desempenho lhe deu a 39ª posição. Ao todo, na corrida olímpica, Lucas obteve 270 pontos, entretanto o último competidor com vaga conquistou mais de cem pontos a mais.

Nos 1.500 m. Lucas ficou em terceiro na primeira eliminatória com o tempo de 2min:26seg.810. O brasileiro voltou para disputar a repescagem das quartas de final e nela novamente ficou em terceiro, sendo desta vez eliminado. Seu desempenho o deixou em 46º. Na corrida olímpica, seus 129 pontos foram insuficientes para beliscar um vaga em Milão-Cortina, pois o último classificado possui cerca de 400 pontos.

Amanhã (dia 30) serão disputadas as finais, sem participação brasileira. As vagas olímpicas são dadas para as delegações, que posteriormente anuncia os nomes dos contemplados. Cada delegação pode classificar no máximo três atletas por distância.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *