Do ITF aos Grand Slams: entendendo os torneios de Tênis e suas pontuações

Entenda e conheça todas as entidades, categorias e pontuações do tênis em todos os seus mínimos detalhes

Pirâmide do Tênis

Nem sempre é fácil entender as categorias dos torneios de tênis e suas pontuações, principalmente para quem está começando. Venha através desta matéria entender todos os torneios, suas nomenclaturas e o principal, suas pontuações que contam para o ranking profissional. 

Primeiro, precisamos estabelecer que existem 3 entidades no tênis. A ATP (Association of Tennis Professionals) é a organizadora dos torneios de primeira linha masculinos, tem também a WTA (Women’s Tennis Association) que organiza os torneios femininos. Tanto ATP, quanto WTA também organizam os torneios de segunda linha de suas classes, que são os Challengers. Os torneios de menor linha que servem como porta de entrada para tenistas mais jovens somarem seus primeiros pontos no ranking são organizados pela ITF (International Tennis Federation). A ITF também é a organizadora de torneios entre seleções, como a Copa Davis para os homens e a Billie Jean King Cup para as mulheres, além de ser a maior responsável pelos Grand Slams.

Desta forma, tudo é dividido por circuitos. O circuito ATP e WTA que reúnem os principais torneios, o circuito de Challengers e o circuito da ITF. Dentro de cada circuito, existem os principais torneios e os menos prestigiados, e o que define isso são suas pontuações e as premiações. A premiação varia muito de torneio pra torneio e muda conforme os anos passam, as pontuações já são mais fixas.

Grand Slam

Foto: Bleacher Report.

São os quatro principais torneios do esporte, os que possuem maior glamour, tradição, cobertura da imprensa, audiência, e maior distribuição de pontos e dinheiro. São eles: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. O vencedor de cada um destes Grand Slam soma 2.000 pontos ao ranking. 

Vice-campeão – 1200 

Semifinal – 720

Quartas de final – 360

Oitavas de final – 180

Terceira rodada – 90

Segunda rodada – 45

Primeira rodada – 10

Qualificatório – 25

Masters 1000

São 9 Masters 1000 espalhados ao longo do ano, serão 10 a partir de 2028 com a adição da Arábia Saudita. Miami, Indian Wells, Roma e Madrid são quatro dos Masters 1000 mais famosos e cobiçados. O campeão fatura 1000 pontos.

Vice-campeão – 600

Semifinal – 360

Quartas de final – 180

Oitavas de final – 90

Segunda rodada – 45

Primeira rodada – 10

Qualificatório – 25

ATP e WTA 500

Terceira categoria dentro do circuito ATP e WTA, é nesta classe que é disputado o Rio Open, o principal torneio de tênis da América do Sul. Inaugurado em 2014, e em sua primeira edição, o vencedor foi Rafael Nadal.

Campeão – 500
Vice-campeão – 300
Semifinal – 180
Quartas de final – 90
Oitavas de final – 45
Primeira Rodada – 20
Qualificatório – 20

ATP e WTA 250

Última categoria, mas não menos importante, recheado de torneios deste nível ao redor do mundo. Muitos dos principais tenistas, dentre homens e mulheres, participam deste nível por serem favoritos e enfrentarem adversários mais fracos. É nesta categoria que está localizado o SP Open, torneio apenas para mulheres.

Campeão – 250
Vice-campeão – 150
Semifinal – 90
Quartas de final – 45
Oitavas de final – 20
Primeira rodada – 10
Qualificatório – 12

ATP e WTA Finals 

O Finals é um evento que acontece todo final de ano como encerramento da temporada. Nele, são reunidos os oito melhores tenistas da temporada da WTA e ATP, tanto de simples, quanto de duplas. Ele é disputado em quadra coberta e o local é variável.

Campeão invicto – 1500
Final – 500
Semifinal – 400
Fase de grupos – 200 pontos por vitória

Challengers

Os Challengers podem ser disputados por tenistas entre 70 e 350 do ranking, majoritariamente. São os torneios que quem disputa quer melhorar o ranking para entrar direto nas chaves principais dos torneios de primeira linha. No feminino, o único Challenger é o de 125 pontos; no masculino, além do de 125, tem de 175, 100, 75 e 50. 

ITF

Anteriormente chamado de Future, é aqui onde tudo começa, são os torneios que servem de porta de entrada para tenistas jovens que pretendem subir no ranking e entrar nos Challengers. No tênis feminino, onde se tem poucos Challengers, é bem comum ver tenistas que já foram top 100, jogando estes torneios, buscando se recolocar no ranking.

No masculino, tem os M25 e M15, que distribuem 25 pontos e 15 pontos para os campeões, respectivamente. No feminino há uma variedade maior: W100, W80, W60, W40, W25 e W15; cada número representa a pontuação total para as campeãs.

Vale lembrar que as organizações de tênis em alguns intervalos de anos, realiza mudanças nos calendários e pontuações, com o objetivo de melhorar os circuitos e deixá-lo mais democrático. Todavia, este é o cenário atual.

Conseguiu sanar as dúvidas? Aproveita e compartilha com aquele amigo que gosta do esporte, mas não entende essa quantidade de torneio e nomenclaturas, e também para aquele que quer começar a acompanhar, mas acha tudo muito difícil.

Carlo Saleme

Carlo Saleme

28 anos, profissional de marketing, analista e redator esportivo. Apaixonado por esportes (dos mais variados tipos) desde criança, muitas das minhas primeiras lembranças são envolvendo acontecimentos esportivos. No Surto desde 2023.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *