Jessica Diggins anuncia aposentadoria após a temporada 2025/2026 do esqui cross country

Diggins foi a primeira atleta dos Estados Unidos a ganhar um ouro no esqui cross country

Foto: AP/Aaron Favila
Foto: AP/Aaron Favila

Jessie Diggins, esquiadora de cross-country mais premiada da história dos Estados Unidos, anunciou formalmente sua aposentadoria das competições de esqui cross-country após o término da temporada 2025-26.

Esta será a última temporada da esquiadora nascida em Afton (USA), que terá os Jogos Olímpicos de Inverno em Milão-Cortina e terminando nas Finais da Copa do Mundo, que serão realizadas em Lake Placid, Nova York, de 19 a 22 de março de 2026.

Diggins, agora com 34 anos, conquistou quase todos os títulos possíveis no esqui alpino, incluindo três medalhas olímpicas, entre elas a primeira medalha de ouro olímpica da equipe dos EUA no esqui cross-country em 2018 com sua companheira de equipe Kikkan Randall, sete medalhas em Campeonatos Mundiais, 29 vitórias na Copa do Mundo, 79 pódios na Copa do Mundo, dois troféus gerais do Tour de Ski, três Globos de Cristal FIS em provas de longa distância e três cobiçados Globos de Cristal na classificação geral, o que a consagra como a esquiadora número 1 do mundo.

Sua incansável dedicação em dar sempre 100% é sua marca registrada e a impulsionou ao topo do esporte. No entanto, não são os prêmios que definem a carreira de Diggins; É o seu compromisso inabalável em deixar o esporte melhor do que o encontrou.

“Espero ser lembrada não apenas pela minha capacidade de suportar a dor e sofrer profundamente por uma equipe que amo e um esporte pelo qual me importo tanto, mas também pela alegria, pela diversão na neve, pela entrega total nas corridas, pela profunda vulnerabilidade e abertura que sempre demonstrei em tudo o que faço”, disse Diggins.

“Na minha primeira Olimpíada, cheguei sem pressão, sem expectativas”, disse Diggins à agência de noticias Reuters em uma entrevista. Isso mudou, segundo ela, depois de vencer o sprint por equipes com Kikkan Randall nos Jogos Olímpicos de Pyeongchang em 2018, conquistando a primeira medalha de ouro da história dos Estados Unidos em uma chegada decidida por foto.

Ao iniciar sua última temporada, Diggins afirma que um de seus principais objetivos é estar presente e aproveitar o momento.

“Tenho orgulho de todo o meu trabalho árduo na liderança de uma equipe, bem como de como me esforcei para ajudar a mudar a cultura de todo o esporte em relação à saúde mental — como falamos sobre isso, como podemos pedir ajuda e como ajudamos os atletas que precisam”, disse ela em um comunicado após anunciar sua aposentadoria.

“Tentei me tornar a defensora e o modelo que a Jessie de 18 anos precisava.”

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *