Brasileiro de halterofilismo acontece neste final de semana com medalhistas mundiais em busca de recordes

Última competição do ano, Campeonato Brasileiro reúne os nomes que brilharam no Mundial do Cairo

A paulista Mariana D’Andrea e seu treinador, Val Machado, no Mundial de halterofilismo do Egito | Foto: Alessandra Cabral/CPB
A paulista Mariana D’Andrea e seu treinador, Val Machado, no Mundial de halterofilismo do Egito | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe neste final de semana, dias 6 e 7 de dezembro, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de halterofilismo, com 135 inscritos. A competição será a última da modalidade na temporada de 2025 e irá receber medalhistas do Mundial do Cairo, no Egito, no qual o país alcançou a quinta colocação do quadro de medalhas, com um ouro, três pratas e dois bronzes.

A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e contará com transmissão ao vivo no domingo, das 8h15 às 13h, pelo canal da instituição no YouTube.

O Brasileiro terá entre seus destaques a participação das duas campeãs paralímpicas dos Jogos de Paris 2024, a paulista Mariana D’Andrea (categoria até 73kg) e a carioca Tayana Medeiros (até 86kg). No Egito, elas conquistaram juntas uma medalha de ouro na disputa feminina por equipes e foram prata em suas respectivas categorias na competição individual.

“Não paramos depois do Mundial, continuamos treinando firme, porque o Brasileiro é uma competição forte, que oferece a oportunidade de melhorar nossas marcas no ranking mundial. Claro que eu quero melhorar meus resultados, estou me preparando bastante para isso. O descanso vai ser só depois da competição”, afirmou Mariana D’Andrea, da equipe Aesa, que também acumula o ouro nos Jogos de Tóquio 2020 e no Mundial de Dubai 2023, este último pela categoria até 79kg.

“A expectativa está bem alta para fazer na competição aquilo que estamos fazendo em treinamento. Quero melhorar um pouco minha marca feita no Egito, então meus treinos foram bem puxados e estou indo bem preparada para mais esta competição”, afirmou Tayana, do Praia/CDDU/Futel. A atleta estabeleceu o novo recorde das Américas no Mundial ao erguer 147kg.

Outro halterofilista que encara a competição com expectativas altas é o carioca Gustavo Amaral, medalhista de prata no Cairo na categoria acima de 107kg. O atleta se tornou medalhista mundial no Egito ao encerrar a competição com a medalha de prata e ainda elevou seu recorde das Américas em 15 quilos, para 251kg.

“Estou muito feliz com toda a trajetória que tivemos neste ano. Cheguei ao meu objetivo com muito treino, dedicação e, apesar de contratempos, no fim deu tudo certo. Logo eu e meu treinador, Aveiro Junior, voltamos para os treinamentos, por conta do Brasileiro, e seguimos como planejado. Creio que teremos uma grande competição, talvez com mais um novo recorde. Estamos felizes, ansiosos e vamos para cima”, afirmou Gustavo, do clube ADAAN.

O mineiro Marco Túlio Cruz, do Praia/CDDu/Futel, também voltou do Egito com sua primeira medalha em Mundiais, um bronze, e o novo recorde das Américas, de 177kg para a categoria até 49kg, nove a mais do que a melhor marca continental anterior.

“Esta foi uma temporada incrível, na qual eu não abri mão de esforços para chegar aos melhores resultados. Quebrei recordes em todas as competições das quais eu participei e tive 100% de movimentos válidos. Já sabíamos que teríamos esse Brasileiro bem perto do Mundial, por isso não paramos os treinos em nenhum momento, pois esta é uma missão muito importante”, afirmou o atleta do Praia/CDDU/Futel.

Serviço
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de halterofilismo
Datas: 6 e 7 de dezembro, com transmissão no domingo das 8h15 às 13h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000

*com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *