O Cazaquistão vai pra sua 9ª participação.
Sigla: KAZ
Medalhas na história: Ouro: 1 | Prata: 3 | Bronze: 4 | Total: 8 – (39º no quadro histórico)
Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira Participação olímpica – Lillehammer 1994
Maior medalhista olímpico: Vladimir Smirnov (1 ouro, 2 pratas e 1 bronze)*
*Vladimir Smirnov possui mais duas pratas e um bronze na carreira, conquistadas quando ele competia pela União Soviética.
Como país independente, o Cazaquistão estreou em Lillehammer 1994 e nunca mais ficou de fora de uma edição dos jogos de inverno. Já na sua estreia, obteve seu melhor desempenho no quadro de medalhas, 12º no geral, graças ao desempenho do maior medalhista da nação, Vladimir Smirnov. Em Lillehammer, ele foi ouro nos 50 km clássico e prata nos 10 km clássico e na perseguição livre 15 km, disciplinas do esqui cross-country masculino. Na perseguição, ele seria bronze quatro anos depois, em Nagano 1998. Curiosamente, Smirnov possui ainda mais duas pratas e um bronze, medalhas obtidas em Calgary 1988 quando competia pela extinta União Soviética.
(Para ver outros países clique aqui:)
Os únicos esportes que o Cazaquistão nunca competiu foram bobsled, curling e skeleton. O país costuma competir em eventos de equipes de diversas modalidades, como nas patinações, no biatlo, no esqui cross-country e no salto em esqui, por exemplo. Entretanto, até o momento, todas as medalhas cazaques foram em eventos individuais. Destaque para a prata obtida por Elena Khrustaleva nos 15 km feminino do biatlo em Vancouver 2010. Até hoje, essa é a única medalha asiática na modalidade, considerando a Rússia e a União Soviética como delegações europeias.
Por fim, uma história triste ocorreu com o jovem medalhista Denis Ten fora dos jogos. Em Sochi 2014, ele foi bronze na patinação individual masculina. Quatro anos depois, em uma tentativa de assalto, Denis foi esfaqueado e morreu aos 25 anos de idade. Até mesmo o presidente do COI, Thomas Bach, lamentou a tragédia. Menos de seis meses antes, Denis havia competido pelo Cazaquistão nas olimpíadas de Pyeongchang 2018, ficando em 27º lugar.
ESPORTES
Esqui estilo livre: O esporte proporcionou a medalha cazaque mais recente, com o bronze de Yuliya Galysheva no moguls feminino de Pyeongchang 2018. Nove atletas representaram o país em cada uma das duas últimas edições.
Esqui cross-country: Esporte mais condecorado cazaque. Apesar de todas as medalhas terem vindo de um único atleta, Vladimir Smirnov, já aposentado, o país compete com frequência nos eventos da modalidade, incluindo por equipes, e já esteve próximo do pódio em mais de uma ocasião.
Biatlo: Similar ao esqui cross-country, também costuma fornecer diversos atletas cazaques. Em Vancouver 2010, Elena Khrustaleva conquistou uma prata.











