Federação Britânica de patinação artística libera participação de casais do mesmo sexo em competições

ISU ainda não permite casais do mesmo sexo em suas competições

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Casais do mesmo sexo poderão competir na dança no gelo em eventos britânicos a partir da próxima temporada, incluindo os campeonatos nacionais, anunciou a Federação Britânica de Patinação no Gelo (British Ice Skating) na quarta-feira (10).

No entanto, equipes do mesmo sexo não poderão competir além do nível nacional, já que as regras da União Internacional de Patinação (ISU) estipulam que as duplas e as equipes de dança no gelo devem ser compostas por um homem e uma mulher.

A Federação Britânica de Patinação no Gelo anunciou a mudança na regra como parte das atualizações nos requisitos para os campeonatos da próxima temporada. A Grã-Bretanha segue as federações nacionais do Canadá e da Finlândia, com a Skate Canada se tornando a primeira entidade nacional em 2022 a atualizar suas regras para permitir que quaisquer dois patinadores formem uma dupla ou uma equipe de dança no gelo, independentemente do gênero.

A mudança na regra entrou em vigor na Finlândia nesta temporada, com Emma Aalto e Millie Colling se tornando a primeira dupla de dança no gelo do mesmo sexo do país. Ex-patinadoras, como a tricampeã mundial canadense Kaitlyn Weaver, membro do comitê técnico de dança no gelo da ISU, pressionaram a ISU para que a regra fosse alterada.

As campeãs olímpicas aposentadas de dança no gelo, Madison Hubbell, dos EUA, e Gabriella Papadakis, da França, patinaram juntas em exibições numa tentativa de abrir caminho para que pares do mesmo sexo compitam oficialmente.

Scott Moir, tricampeão mundial de dança no gelo pelo Canadá, defendeu a inclusão de parcerias entre pessoas do mesmo sexo, em parte porque isso oferece mais oportunidades para patinadoras que enfrentam a escassez de parceiros masculinos no esporte.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *