Rússia busca reverter proibições para buscar vagas olímpicas no Biatlo

Atletas russos estão proibidos de competir em virtude da Guerra na Ucrânia

Foto: Xinhua/Jiang Hongjing
Foto: Xinhua/Jiang Hongjing

Atletas e entidades esportivas russas estão entrando com ações judiciais na tentativa de competir no biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno de fevereiro, após a reversão de suspensões em outros esportes, à medida que o período de qualificação se aproxima do fim.

A União Internacional de Biatlo (IBU) informou ter sido notificada na quinta-feira pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) de que oito atletas russos, juntamente com as federações nacionais russas de biatlo e paraolímpicas, entraram com uma ação contra a entidade.

A IBU defendeu sua posição em relação à Rússia, afirmando que seus membros tinham “fortes fundamentos jurídicos” para votar pela suspensão da federação nacional russa de biatlo e seus atletas.”A IBU reitera que as regras de eventos e competições da IBU, bem como seu estatuto, não permitem uma via de acesso para atletas neutros”, acrescentou. “A IBU está confiante em sua posição e cooperará plenamente com o CAS.

“O ministro dos Esportes da Rússia, Mikhail Degtyaryov, afirmou na terça-feira, em declarações à emissora russa Match TV, que o objetivo da ação judicial era garantir a classificação dos russos para os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, classificando a postura da IBU como “absolutamente ultrajante”.

Nos últimos dois meses, decisões judiciais derrubaram proibições gerais contra russos em esportes olímpicos de inverno como esqui, snowboard, luge e biatlo, exigindo que eles permitam a participação de atletas neutros, mediante aprovação prévia, em conformidade com as recomendações do Comitê Olímpico Internacional.

As diretrizes do COI para as entidades esportivas mantiveram os atletas russos excluídos de eventos coletivos como hóquei e curling, em um sistema implementado nos Jogos Olímpicos de Verão de Paris no ano passado. O biatlo é o único esporte restante no programa olímpico de inverno que oferece medalhas em eventos individuais, mas não oferece uma via para que russos compitam como neutros.

Em outra decisão, na quinta-feira, a Federação Internacional de Esqui e Snowboard permitiu que mais dois esquiadores de fundo da Bielorrússia competissem internacionalmente como atletas neutros, um dia depois de conceder permissão a outros nove esquiadores da Rússia e da Bielorrússia.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *