Osasco vence primeiro set contra Conegliano, leva virada e vai disputar 3º lugar do Mundial

Osasquenses tiveram 22-18 no segundo set e podiam ter aberto 2-0, mas desperdiçaram a chance e farão um duelo brasileiro na disputa do terceiro lugar

Foto: Volleyball World
Foto: Volleyball World

O Osasco deu trabalho mas acabou superado pelo Conegliano, da Itália, na semifinal do Mundial de Clubes Feminino de vôlei 2025. O fim de tarde deste sábado (13) teve as brasileiras vencendo bem o primeiro set e chegando a ter vantagem no segundo set, no entanto, as italianas impuseram sua superioridade técnica e venceram a partira por 3 sets a 0, parciais de 25-21, 23-25, 19-25 e 20-25.

A competição está sendo disputada no Ginásio do Pacaembu, em São Paulo, e teve um duelo entre italianas contra brasileiras nas duas semifinais do torneio. Mais cedo, o Scandicci bateu o Praia Clube por 3 sets a 0, parciais de 25-23, 26-24 e 25-19 (veja como foi), avançando para a decisão, para enfrentar o Conegliano. Praia e Osasco farão a disputa pela terceira posição no Mundial.

As equipes chegaram nesta semifinal vencendo a última partida da fase de grupos. Osasco, por sua vez, somou dois triunfos e uma derrota, assegurando o segundo lugar do Grupo A, após superar o Zhetysu, do Cazaquistão. Já o Conegliano veio com 100% de aproveitamento no Grupo B, sem perder sets na competição.

O Jogo!

A partida começou com um Osasco corajoso, pressionando a equipe do Conegliano e levantando a torcida presente no Pacaembu. Com bom aproveitamento em todos os fundamentos, a equipe brasileira conteve os principais destaques do time italiano, parando os ataques de Haak, Zhu e Gabi. O foco total as osasquenses deu resultado e as brasileiras fecharam a parcial inicial por 25 a 21, com destaque para Caitie Baird.

Com o ginásio fervendo, o Osasco manteve seguiu pressionando e manteve o alto nível de atuação até a reta final da parcial. A equipe brasileira esteve na frente do placar durante a maior parte do set e chegou a abrir 22 a 18, encaminhando a vitória, no entanto, o Conegliano buscou a reação e com um grande momento no saque da chinesa Zhu, as italianas passaram a frente do placar e fecharam a parcial em 25 a 23, com Gabi comandando a equipe.

O Osasco sentiu a virada e demorou a entrar no jogo no terceiro set, com o Conegliano abrindo 4-0 logo de cara. Com maior eficiência no side-out, a equipe italiana assumiu o controle do jogo e não deu mais chances para as brasileiras. Gabi, seguiu comando as ações da equipe e protagonizou lindos lances, sendo decisivas na a vitória do Conegliano na parcial por 25 a 16.

O quarto set foi de amplo domínio do Conegliano. As italianas foram abrindo vantagem naturalmente durante o set e chegou na metade da parcial com o dobro de pontos das brasileiras, em 14-7. O técnico Luizomar tentou mexer na equipe de Osasco, no entanto, o Conegliano seguiu superior e foi abrindo ainda mais vantagem, fechando o set em 25-15 e a partida em 3 sets a 1.

Os destaques da partida foram Gabi com 19 pontos, Haak com 14 e Zhu com 13, o trio decisivo do Conegliano. Pelo Osasco, Baird anotou 17 pontos e foi a principal jogadora da equipe brasileira.

A final do Mundial de Clubes Feminino de vôlei 2025 será uma revanche entre as italianas Scandicci e Conegliano, que decidiram também a última edição da Champions League de Vôlei Feminino, conquistada pelo Conegliano. Na disputa pela terceira posição e um lugar no pódio, teremos o confronto entre Osasco e Praia Clube.

A grande final do Mundial, entre as italianas, está programada para este domingo (14) a partir das 16h30 (de Brasília). A disputa do 3º lugar, entre as brasileiras, ocorre antes, às 13h (de Brasília).

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *