Treinadores, dirigentes e médicos da Rússia também foram liberados
Duas atletas russas de bobsled e sete de skeleton receberam o status de Atletas Neutros Individuais (AIN) da Federação Internacional de Bobsled e Skeleton (IBSF) na sexta-feira, o que lhes permite competir em eventos da IBSF.
Liubov Chernykh e Sofiia Stepushkina foram incluídas na lista de AIN para bobsled, enquanto Viktoriia Fettel, Alena Frolova, Polina Kniazeva, Daniil Romanov, Vladislav Semenov, Polina Tiurina e Ermei Zykov foram incluídos para skeleton.
Três dirigentes, um médico e cinco treinadores/técnicos também foram adicionados à lista de AIN.
A IBSF publicou em comunicado a “lista de atletas e membros da equipe de apoio de nacionalidade russa que receberam o status de AIN e, portanto, estão liberados para participar de determinados eventos da IBSF (Monobob Feminino, Skeleton Feminino, Skeleton Masculino)”.
A notícia surge após o Tribunal de Apelações da IBSF ter levantado parcialmente a proibição imposta aos atletas russos em outubro.
O anúncio acompanha uma tendência mais ampla nos esportes de inverno. Na quarta-feira, a Federação Internacional de Esqui e Snowboard aprovou o status de AIN (Atleta Não Identificado) para um total de nove atletas russos e bielorrussos, permitindo que participem de eventos classificatórios para os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina do próximo ano.
O Comitê Olímpico Internacional afirmou na quinta-feira que os jovens atletas russos e bielorrussos devem competir em eventos internacionais sem restrições de acesso, marcando um primeiro passo para o alívio das sanções impostas após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.











