Equipe brasileira teve problemas no terceiro set mas confirmou a vitória por 3 sets a 0
O Sada Cruzeiro conquistou a sua primeira vitória no Mundial de Clubes Masculino de vôlei 2025. Na manhã desta quarta-feira (17), em partida válida pelo Grupo B da competição, o Sada Cruzeiro se recuperou da derrota na estreia e venceu o Swehly, da Líbia, por 3 sets a 0, parciais de 25-16, 25-11 e 25-21. Ainda hoje, pelo Grupo A, temos o clássico nacional entre Praia Clube e Vôlei Renata Campinas.
Após uma derrota maiúscula para o Osaska na partida de estreia (veja como foi!), o jogo de hoje teve amplo domínio do Sada Cruzeiro nos dois primeiros sets, no entanto, no terceiro set, o Swehly, equipe campeã africana, conseguiu equilibrar as ações da partida e dificultou o jogo para os atuais campeões Sul-americano e da Superliga Masculina.
A competição acontece pela primeira vez no Norte do Brasil, em Belém, e tem a grande final marcada para o próximo domingo, dia 21. A disputa pelo título Mundial conta com oito clubes, sendo quatro campeões continentais (Cruzeiro, Perugia, Osaka e Asswehly), três vices (Praia Clube, Zawierce e Al Rayyan) e a equipe responsável por sediar a competição (Campinas).
O Jogo!
A partida começou com o Sada Cruzeiro levemente superior, mantendo frente no placar do primeiro set e conseguindo abrir vantagem próximo ao 10º ponto. Aproveitando a combinação saque forte e bloqueio, o Cruzeiro não deu chances para o Swehly e fechou a parcial incial com tranquilidade em 25-16, após bola de primeiro tempo com o central Lucão.
No segundo set, o Sada Cruzeiro abriu vantagem logo no início da parcial e aproveitando os erros da equipe africana chegou a 8-2. A equipe mineira seguiu ampliando o placar sem precisar forçar o jogo e fechou a parcial em 25-11 após bloqueio de Otávio, fundamento em que o Cruzeiro se destacou na parcial anotando 4 pontos e permitindo os contra-ataques dos brasileiros.
O Swehly mexeu na equipe para o terceiro set e conseguiu se manter no jogo em boa parte da parcial, chegando empatado no 15º ponto. O técnico Filipe Ferraz pedi tempo técnico e chamou atenção da equipe, que diminuiu muito o ritmo e permitiu que os africanos pudessem crescer na partida. O Sada Cruzeiro voltou mais ligado, conseguiu abrir vantagem, e, após mais um ponto de bloqueio, fechou a parcial em 25-21 e o jogo em 3 sets a 0.
O destaque da partida ficou para a boa distribuição de Matheus Brasília, diversificando as jogadas de ataque do Sada Cruzeiro, com Oppenkoski terminando como maior pontuador com 17 pontos, além de Lucão com 17 e Douglas Souza com 11.
Com a vitória, o Sada Cruzeiro chega aos três pontos, com uma vitória e uma derrota no Mundial. A equipe brasileira segue na disputa por uma vaga na semifinal e aguarda o resultado do duelo entre Osaka e Perugia para saber o que vai precisar na rodada final do Grupo B, em que o Cruzeiro joga contra os italianos, amanhã (18) também às 10h.
Ainda hoje, às 20h30 tem o clássico brasileiro pelo grupo A, com Praia Clube e Vôlei Renata Campinas, em jogo que pode ser decisivo para a definir quem avança na competição.











