Carlos Alcaraz anuncia a separação com Juan Carlos Ferrero após 7 anos de parceria

Entenda como chegou ao fim uma das relações mais marcantes e vitoriosas do tênis

Alcaraz e Ferrero. Foto: Clive Brunskill.
Alcaraz e Ferrero. Foto: Clive Brunskill.

O dia amanheceu com uma bomba no tênis mundial após Alcaraz fazer uma postagem no Instagram anunciando o término da parceria com o seu treinador, o também espanhol, Juan Carlos Ferrero. Eles começaram a parceria em 2019 após Ferrero treinar o alemão Alexander Zverev, romperam após desentendimentos pessoais, e Ferrero apostou em Alcaraz como o seu novo púpilo.

A parceria foi extremamente vitoriosa e cheia de recordes quebrados, em sua primeira conquista de Grand Slam, o US Open de 2022, Alcaraz se tornou o jogador mais jovem a chegar ao posto de nº 1 do mundo com 19 anos e 4 meses. Foram 6 títulos de Grand Slam, 2 Roland Garros (2024 e 2025), 2 Wimbledon (2023 e 2024) e 2 US Open (2022 e 2025). Juntos, também ganharam 1 ATP Finals (2025), oito Masters 1000, sete troféus de ATP 500, sendo o primeiro deles o Rio Open, e três ATP 250. Totalizando 25 troféus da prateleira mais alta do tênis. Além disso, são 50 semanas como número 1 do ranking da ATP, posto este que Ferrero também ocupou, mas por apenas 8 semanas.

O que agora fica no ar é o que levou a este rompimento inesperado, embora desde o lançamento do documentário na Netflix Carlos Alcaraz: Do Meu Jeito eram especuladas algumas rusgas internas entre Alcaraz, Ferrero e seu manager Albert Molina, muito em relação a como Alcaraz conduzia sua vida pessoal, e muitas situações são mostradas no documentário.

Contudo, o que traz a mídia espanhola, em especial o jornalista Javier de Diego é que Alcaraz e Ferrero vinham negociando a renovação de contrato para 2026 há dois dias e que algum desentendimento, conflito levou à saída repentina de Ferrero, possivelmente querendo uma valorização salarial e de premiação maior do que Alcaraz estava disposto a dar. O que é certo pela mensagem de Ferrero no Instagram é que ele não queria sair.

Quem permanecerá como técnico de Alcaraz é Samuel Lopez que já fazia parte da equipe como uma espécie de auxiliar técnico. E Ferrero por ora voltará a administrar e gerenciar sua academia de tênis mais presencialmente, porém dificilmente um treinador deste quilate ficará muito tempo sem algum jogador de primeiro nível para treinar.

Veja abaixo na íntegra os textos de despedida de ambos:

Carlo Saleme

Carlo Saleme

28 anos, profissional de marketing, analista e redator esportivo. Apaixonado por esportes (dos mais variados tipos) desde criança, muitas das minhas primeiras lembranças são envolvendo acontecimentos esportivos. No Surto desde 2023.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *