Vote no IX prêmio melhores do ano Surto Olímpico!

Escolha os melhores atletas olímpicos e paralímpicos de 2025

Marcos Antonio/Surto olímpico
Marcos Antonio/Surto olímpico

Chegamos a mais uma edição do prêmio melhores do ano do Surto Olímpico. Esta será a nona vez que serão eleitos os melhores atletas olímpicos e paralímpicos da temporada, com os finalistas sendo escolhidos pela nossa equipe. A votação começa nesta quinta (17) e vai o dia 26, na live de aniversário de 14 anos do Surto Olímpico.

A votação encerrou. Confira os vencedores no link: https://surtoolimpico.com.br/vencedores-do-premio-ix-melhores-do-ano-surto-olimpico/

Os indicados são (em ordem alfabética):

Atleta olímpico Masculino

Caio Bonfim (Atletismo) – Caio conquistou ouro nos 20 km e prata nos 35 km no Mundial de Atletismo em
Tóquio, se tornando o brasileiro com mais medalhas em mundiais . O atleta também venceu a Copa Brasil e o Troféu Brasil, assumindo a liderança mundial nos 20km.

Henrique Marques (Taekwondo) – Em 2025, Henrique Marques conquistou um ouro inédito no Mundial da categoria -80 kg, e alcançou o posto de número 1 do mundo da sua categoria.

Hugo Calderano (Tênis de mesa) – Hugo tornou-se o primeiro brasileiro a vencer a Copa do Mundo de Tênis de Mesa. Também foi prata no Mundial de Doha, sendo o primeiro atleta fora da Europa e da Ásia a chegar à uma final de mundial

João Fonseca (Tênis) – Brasileiro mais jovem a ganhar um ATP 250 e primeiro brasileiro a ganhar um ATP 500, João, de apenas 19 anos, terminou o ano como número 24 do mundo em uma ascenção impressionante

Miguel Hidalgo (Triatlo) – Hidalgo conquistou um inédito vice campeonato mundial de triatlo para o Brasil. ele também se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma etapa da Série mundial, em Alghero, na Itália,

Também foram votados por nossa equipe: Yago Dora (Surfe), Daniel Cargnin (Judô),Marcus D’Almeida (Tiro com Arco), Alison dos Santos (Atletismo), Bryan Monte (Handebol) e Yuri Falcão (Boxe)

Atleta olímpica feminina

Ana Sátila (Canoagem Slalom) – Ana conquistou duas medalhas de bronze no mundial de canoagem slalom, no C1 e na Caiaque Cross, aumentando para cinco seu número de medalhas em mundiais.

Gabi (Vôlei) – Em 2025, Gabi liderou a seleção feminina a dois pódios: bronze no Mundial na Tailândia – onde foi a segunda maior pontuadora e melhor ponteira – e prata com o Brasil na Liga das Nações de Vôlei.

Maria Clara Pacheco (Taekwondo) – Campeã do Mundial na categoria até 57 kg – primeira braisleira campeã mundial desde Natalia Falavigna em 2005, Maria Clara assumiu o posto de número 1 nos rankings mundial e olímpico de sua categoria.

Rayssa Leal (Skate Street) – Conquistou o pentacampeonato do STU Pro Tour Rio e conquistou o tetra da SLS no último Supercrown em São Paulo.

Rebeca Lima (Boxe) – Conquistou o ouro no Mundial de Liverpool na categoria até 60 kg, contribuindo para a
melhor campanha do Brasil na história da competição

Também foram votados por nossa equipe: Carol Solberg/Rebecca (Vôlei de praia), Conjunto (Ginástica rítmica), Milena Titoneli (Taekwondo), Bruna de Paula (Handebol), Bruna Takahashi (Tênis de mesa), Flávia Saraiva (Ginástica Artística), Duda Araraki (Ginástica Rítmica), Nicole Silveira (Skeleton) e Marta (Futebol)

Atleta paralímpico masculino

Fernando Rufino (Canoagem) – Rufino continua dominando a sua prova, a VL2, sendo campeão mundial mais uma vez – com Igor Tofalini fazendo uma dobradinha brasileira em segundo lugar.

Gabriel Araújo (Natação) – Gabrielzinho é um dos principais nadadores brasileiros, dominando a categoria S2. Foram quatro ouros no último mundial de natação em Singpaura e mais um prêmio de melhor do ano no prêmio Parlaímpicos 2025.

Petrucio Ferreira (Atletismo) – Paralímpico mais rápido do mundo, Petrucio foi ouro nos 100m rasos da categoria T47, mantendo sua hegemonia na prova que já dura quase 10 anos.

Samuel Oliveira (Natação) – Samuel enfrentou a concorrência dos chineses na categoria S5 e foi bem, com quatro medalhas – um ouro, uma prata e dois bronzes.

Yeltsin Jacques (Atletismo) – Yelstin é um dos principais fundistas paralímpicos brasileiros, sendo ouro nos 1500m e prata nos 5000m no último mundial de atletismo.

Também foram votados por nossa equipe: Alessandro Rodrigo, André Rocha, Ricardo Mendonça, Julio Cesar Agripino, Claudiney Batista, Marco Tulio (Halterofilismo), Arthur Xavier e Gabriel Bandeira (natação), Vitor Tavares (Badminton) e Cristian Ribeira (Esqui cross country)

Atletismo paralímpica feminina

Beth Gomes (Atletismo) – Beth, de 60 anos, continua a quebrar recordes mundiais, sendo ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso no mundial de atletismo paralímpico.

Bruna Alexandre (Tênis de mesa) – Primeira paralímpica brasileira a disputar os Jogos olímpicos, Bruna se manteve como a melhor do mundo na sua classe 10, onde deverá ser cabeça de chave número 1 no mundial de tênis de mesa em 2026

Carol Santiago (Natação) – Carol continua sendo uma das principais atletas paralímpicas da atualidade. nadadora da classe S12 (baixa visão) Carol conquistou quatro ouros e uma prata no último mundial,sendo eleita a melhor atleta do ano no prêmio Paralímpicos.

Jerusa Geber (Atletismo) – Jerusa continua voando baixo nas pistas aos 42 anos. Foi ouro nos 100 e 200m rasos na classe T11 (cegos totais) no último mundial de atletismo. Jerusa ainda disputou o mundial de paraciclismo pista na classe B (cegos), mais uma modalidade que ela pode brilhar em Los Angeles-28.

Mariana D’Andrea (Halterofilismo) – Mariana é uma das principais pesistas brasileiras e sendo ouro por equipes no mundial de halterofilismo e prata na sua categoria, até 73kg.

Também foram votadas por nossa equipe: Thalita Simplício, Veronica Hipólito,Edileusa dos Santos, Wanna Brito e Keyla Barros (Atletismo), Tayana Medeiros (Halterofilismo), Laila Suzigan, Alessandra Oliveira, Ana Karolina Soares e Mariana Gesteira (Natação), Sophia Kelmer (Tênis de mesa), Sabrina Custódio e Suelen Cristina (vôlei sentado)

Redação Surto Olímpico

Redação Surto Olímpico

Desde 2011, vivendo os esportes olímpicos e paralímpicos com intensidade o ano inteiro. Estamos por trás de cada matéria, cobertura e bastidor que conecta atletas e torcedores com informação acessível, atualizada e verdadeira.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Comments

  1. Jefferson Luiz Campos Mendes

    Reply
    dezembro 18, 2025

    Todos são top!
    Parabens pelo trabalho de cada u.!

  2. Evellyn Christina da Silva Martins

    Reply
    dezembro 19, 2025

    Vaiii ADD!!! 💛🖤

  3. Emerson Guimaraes Marques

    Reply
    dezembro 26, 2025

    Todos paralímpico ou qualquer atleta os treinos são um absurdo! Parabéns pela dedicação e empenho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *