Parada das Nações – Moldávia

A Moldávia vai pra sua 9ª participação.

Moldávia

Sigla: MDA

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Lillehammer 1994

Maior medalhista olímpico: 

A Moldávia estreou em jogos olímpicos após a dissolução da União Soviética e, assim como diversas nações nessa condição, debutou em jogos de inverno primeiro do que em jogos de verão. A primeira participação foi em Lillehammer 1994, levando dois biatletas, um em cada naipe. Vasily Gherghy e Elena Gorohova foram os últimos colocados nas provas que disputaram. Em Salt Lake City 2002, o país estreou no esqui cross-country e no luge, com resultados modestos.

PARADA DAS NAÇÕES – MÉXICO

(Para ver outros países clique aqui:)

O maior salto de nível moldavo ocorreu em Turim 2006, com Natalia Levtchenkova. Ela obteve o melhor resultado da Moldávia em jogos de inverno com o 8º lugar no evento individual feminino do biatlo. Na edição seguinte, Vancouver 2010, o país levou sua maior delegação, composta por sete atletas e também obteve seu melhor resultado no esqui alpino, com o 28º lugar de Urs Imboden no slalom masculino. Outro resultado notável foi obtido em Pequim 2022, com o 10º lugar de Alina Stremous no sprint feminino do biatlo, evento onde ela não errou nenhum tiro. Curiosamente, esses três atletas citados são de dupla nacionalidade.

ESPORTES

Biatlo: O esporte deu os melhores resultados moldavos e só não teve participação da nação em Pyeongchang 2018. Destaque para o naipe feminino, detentor dos únicos dois top 10 da Moldávia em jogos de inverno. Alina Stremous é um nome a ficar de olho em Milão-Cortina 2026.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *