Relembre grandes atletas que anunciaram sua aposentadoria em 2025

Veja os campeões mundiais e olímpicos que decidiram se despedir do alto rendimento neste ano

Valterci Santos/AGIF/COB
Valterci Santos/AGIF/COB

Todo ano grandes atletas se despedem de suas gloriosas carreiras e 2025 não foi diferente. No mundo olímpico, vários atletas renomados decidiram se despedir do cenário de alto rendimento, ora por lesões, ora cansaço ou até por vontade própria mesmo. Confira abaixo alguns nomes nacionais e internacionais que aposentaram:

Atletas Nacionais

Arthur Zanetti – primeiro campeão olímpico na ginástica artística, ouro nas Argolas nas olimpíadas londres-2012 e prata na Rio-2016, Arthur anunciou sua aposentadoria dos tablados em janeiro, aos 34 anos. Mas ele não deixou o esporte, já que virou árbitro de ginástica em eventos nacionais e internacionais. Ele também é embaixador do COI contra a manipulação de resultados.

CBV

Alison Mamute – Campeão olímpico ao lado de Bruno Schmidt na Rio-2016 – e prata com Emanuel em Londres-2012, Alisson Cerrutti se despediu das quadras aos 40 anos na etapa de Copacabana do circuito brasileiro de vôlei de praia em outubro, onde ele conquistou o bronze ao lado de Renato.

Sassá – Campeã olímpica com a seleção de vôlei em Pequim-2008, Sassá tinha se aposentado em 2023, mas voltou mas aceitou o convite do Mackenzie para disputar a Superliga B em 2024. Atuando como ponteira, foi um dos destaques da competição e ajudou a equipe a conquistar o título da Superliga B. ela renovou para jogar mais uma temporada na Superliga A, onde seria líbero. Mas uma luxação no tornozelo a deixou fora das quadras por muito tempo, o que fez Sassá decidir se aposentar de vez aos 42 anos.

CBAt

Rosângela Santos – Medalhista olímpica no revezamento 4x100m de Pequim-2008, Rosângela Santos, única sul-americana a correr 100m rasos abaixo de 11 segundos, se despediu das pistas em julho, durante o troféu Brasil, aos 34 anos. Rosângela se tornou comentarista de atletismo no SporTV e está se formando em Jornalismo

Larry Taylor – Estadunidense naturalizado brasileiro, que disputou pelo país as olimpíadas de Londres-2012, o armador que fez história no Bauru, lugar onde ganhou o apelido de ‘alienígena’ , se despediu das quadras aos 45 anos em uma partida entre a equipe paulista e o Caxias do Sul, sua última equipe. Ele recebeu uma homenagem do Bauru, tendo sua camisa #4 aposentada pela equipe.

Nicolas Albiero – O nadador de dupla nacionalidade – nascido nos Estados unidos e com pai brasileiro – que defendeu o Brasil nas Olimpíadas de Paris, anunciou o fim da carreira aos 26 anos, após a disputa do troféu José Finkel de natação em novembro. Ele, que defendia os Estados unidos, tinha encerrado a carreira antes, mas retornou para representar o Brasil e se classificar para os Jogos olímpicos, mas uma lesão em 2025 o fez abreviar a sua carreira.

Atletas internacionais


Katinka Hosszu – A famosa nadadora húngara, conhecida como a ‘dama de ferro’, anunciou sua aposentadoria das piscinas logo em janeiro de 2025, aos 35 anos. Considerada uma das maiores nadadoras da história, Katinka conquistou 42 medalhas em mundiais de piscina curta e longa, além de quatro pódios olímpicos, todos na Rio-2016. Ela disputou cinco olimpíadas entre Atenas e Tóquio, após ter sua primeira filha, ela tentou se classificara para Paris-2024, mas falhou, decidindo encerrar sua carreira meses depois

WTA

Simona Halep – A tenista romena anunciou sua aposentadoria das quadras em fevereiro, aos 33 anos, após não conseguir competir mais em alto nível por conta de lesões. Vencedora de dois grand slams – Roland Garros-2018 e Wimbledon-2019 – além de ficar 64 semanas como número 1 do mundo.


Diana Taurasi – Hexacampeã olímpica com a seleção de basquete, a estadunidense anunciou sua aposentadoria aos 42 anos em fevereiro. Ela deixou as quadras com marcas impressionantes, como ser a maior pontuadora da história da WNBA, com 10.646 pontos, 3 mil a mais que a segunda colocada – Tina Charles. Além disso, ela ganhou três títulos da WNBA e seis da Euroliga durante a sua carreira.

World Aquatics

Ariarne Titmus – Em uma decisão surpreendente em outubro, a nadadora australiana Ariarne Titmus anunciou sua aposentadoria das Piscinas aos 25 anos. Ela sai de cena com oito medalhas olímpicas e nove em mundiais, sendo a principal algoz da então então imbatível Katie Ledecky (USA). Em 2023, ela passou por um momento complicado quando precisou retirar um tumor benigno no ovário, o que pode ter influenciado na aposentadoria da nadadora dois anos depois.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *