A Nova Zelândia vai pra sua 18ª participação.
A Nova Zelândia vai pra sua 18ª participação.

Sigla: NZL
Medalhas na história: Ouro: 2 | Prata: 2 | Bronze: 2 | Total: 6 – (37º no quadro histórico)
Em Pequim… Ouro: 2 | Prata: 1 | Bronze: 0 | Total: 3 – (17º)
Primeira Participação olímpica – Oslo 1952
Maior medalhista olímpico: Zoi Sadowski-Synnott (1 ouro, 1 prata e 1 bronze)
A Nova Zelândia estreou em Oslo 1952 levando três atletas no esqui alpino. Na ocasião, o melhor desempenho foi de Annette Johnson, que ficou em 39º no slalom gigante feminino. Com exceção de Cortina d’Ampezzo 1956 e Innsbruck 1964, a Nova Zelândia participou em todos os jogos, mas até 1984, apenas no esqui alpino, com alguns resultados medianos, como o 14º e o 17º lugares dos irmãos Markus e Mattias Hubrick, respectivamente, obtidos no slalom masculino de Sarajevo 1984.
(Para ver outros países clique aqui:)
Em Calgary 1988, os neozelandeses estrearam no bobsled e no esqui cross country, e quatro anos depois, em Albertville 1992, na patinação de velocidade em pista curta, quando conseguiram dois quartos lugares – na equipe de revezamento masculina nos 5.000 m. e com Mike McMillen nos 1.000 m. masculino. Foi também nessa edição que Annelise Coberger conquistou a primeira medalha da Nova Zelândia e de um país do Hemisfério Sul ao levar a prata no slalom feminino no esqui alpino.
Desde então, o número de esportes que já tiveram participação neozelandesa só vem crescendo. Atualmente o país só não competiu na patinação artística, no hóquei no gelo, no salto em esqui e no combinado nórdico. A Nova Zelândia soube aproveitar a inclusão de novos esportes no cronograma olímpico, como o esqui estilo livre (1992) e o snowboard (1998). Foram desses esportes as outras medalhas da nação.
Em Pyeongchang 2018, o país levou sua maior delegação, composta de 21 atletas, entre eles dois jovens de 16 anos, Zoi Sadowski-Synnott, no snowboard, e Nico Porteous, no esqui estilo livre. Zoi foi bronze no big air feminino, enquanto Nico foi terceiro colocado no halfpipe masculino, horas depois. Os dois alcançaram a glória maior na edição de Pequim 2022, quando Zoi foi ouro no slopestyle e prata no big air, e Nico foi ouro no halfpipe. O excelente desempenho de ambos colocou a Nova Zelândia em 17º no quadro geral daquela edição.
ESPORTES
Esqui estilo livre: É o esporte de inverno responsável pela maior quantidade de atletas neozelandeses nos últimos anos e que tem proporcionado diversos top-10 para a nação em ambos os naipes e nas mais diferentes modalidades.
Snowboard: Esporte da maior medalhista neozelandesa, Zoi Sadowski-Synnott, e que possui ainda outros bons atletas no país, que já obtiveram alguns top-10.
